MERCADO MUNICIPAL DE BRASILIA

Meu pai é cearense. E tem um tanto de irmãs que adoram cozinhar. Apesar da distância física (todas ainda moram lá na 'terrinha'), foi com elas que eu aprendi a fazer peixes e o meu Bobó de Camarão - que goza de certo prestígio.

Minha mãe era mineira. E minhas tias desse lado da família também cozinham maravilhosamente bem!!! Além disso, quando minha mãe, aos 16 anos, migrou com a família dela do interior de Minas para cá (centro-oeste) ela foi trabalhar na casa de uma família árabe. Imagine só aquelas mãos de fada fazendo comida árabe! Aff!

Acho que tudo-isso-junto-ao-mesmo-tempo-agora meio que justifica o meu gosto pela cozinha, a minha atração pelos temperos, a minha forma de cozinhar quase empírica e a minha paixão por mercados.

Ai, ai... Mercados... Quando vou a BH deixo de ir à Feira da Afonso Penna, mas não deixo de ir ao Mercado Central. Sou louca para conhecer o Mercado Municipal de São Paulo e o Ver-o-Peso de Belém. Isso sem contar as feirinhas de cidades pequenas.

Apesar de termos uma feira aqui... outra alí em BSB, sempre me lamuriei pela falta que fazia um Mercado assim em Brasília. F-A-Z-I-A... não faz mais.

Há alguns meses abriu em BSB o Mercado Municipal, uma pequena miniatura, pequena jóia, encrustada alí, na Avenida W3. Ele não é muito grande mas, para quem não tinha nada, já tá de bom tamanho!

O espaço apesar de pequeno - se comparado com os irmãos mais velhos de outros estados - é um convite a um passeio, descompromissado com o tempo, pelas delícias de aromas e sabores. Tem de quase um tudo... Tem temperos mil (inclusive os árabes. Achei até Flôr de Sal!), tem queijos de tudo quanto é jeito, castanhas e frutas desidratadas para todos os gostos, conservas das mais apetitosas, seção de cachaças (achei até Árak - típica bebida árabe, destilada da tâmara ou da uva e aromatizada com aniz e outras especiarias), uma adega maravilhosa, peixes e carnes (inclusive exóticas).

Além dos produtos o Mercado Municipal dispõe também em suas instalações de uma charutaria nacional (Dona Beija), um café, uma padaria, um bar (com a cara dos bares antigos de Rio e Sampa) e uma loja de utensílios domésticos.

Ah... Mas o que mais me encheu os olhos foi o Espaço Gourmet do Mercado. Localizado no mezanino, com vista para a área interna do Mercado e decorado com móveis rústicos da Casa Antigua, ele dispõe de uma cozinha gourmet completa (inclusive c/ uma churasqueira), acompanhada de uma mesa para 20 pessoas. Vc pode reservá-lo para exibir seus dotes culinários ou até mesmo orquestrar orgias eno-gastronômicas com os amigos e a família! Ah! É no Espaço Gourmet que se localiza a adega do Mercado, tá?

Só senti falta de uma coisa: uma banquinha de hortaliças e verduras. Pois é... faltou! Só tem uma de frutas.

Quer saber mais??? Vai lá passear, vai! Fica na 509 sul.



Photos by Me
.

10 Pitacos:

Thaty disse...

Fizemos um "encontro familiar" lá uma vez. Eu, meu pai e a Paulinha (minha irmã), num domingo à noite, jogando conversa fora. Bom demais!!

Amorosa disse...

Eu já estava desesperada pensando "onde?onde?onde?", ainda bem que o end. apareceu no final! hehehe! Eu vou lá!
Ah, o Ver-o-peso é show! Eu conheço, adoro açai, tacacá, os peixes, o artesanato!
Tb adoro mercados: o Central de Fortaleza, o Modelo de Salvador, mas achei fraquinho o de Floripa.

Sora Soralina disse...

Pois não é Thaty... super agradável!

E Márcia, e eu ia deixar de dar o mapa da mina??? Nunca! Rsrs... Vc vai ver como é gostosinho lá.

Sodadis das duas, viu?!

Faby disse...

UAUUUUUUUUUUUUU!!!
Agora sim que sairão experimentos e mais experimentos dessa cozinha chiquérrima!!!

Beijuca,
Faby

Márcia disse...

Sora,
como assim, BSB passa a ter um mercadão depois que eu saio de lá?
Sacanagem!!!!
Mas se for ano q vem por aí, passarei lá com certeza!
Beijos.

Sora Soralina disse...

Pois é Marcita...
Mas não se avexe não!
Quando vc vier é só me avisar que faço um tour especial com vc, beibe!!!
Xêro!

Nathan disse...

Oi Sora!! Very nice site! Cant wait to come back to Brazil to see this Municipal Market. Here in America, you dont see Markets like that. I guess I better get practicing my portuguese huh? LOL
Anyways, thanks for sending me this link. cya!!

Gringo Nathan :Þ

Sora Soralina disse...

Darling!!!
Loved to see you here!
Yeah... I just thought of you, when I went there.
You'd love it, for sure!
And yeah... you better have that 'portuguese' of yours improved! Rsrs...

Hugs and Kisses...
Sora

Max disse...

faltou foi combinar darmos um pulinho lá, não?!!?

Sora Soralina disse...

Não seja por isso Maxivanildo...
É só vc dizer quando.