FILME DA VEZ - 'UM BOM ANO'

Depois do último desastre que assisti, UM BOM ANO, foi um bom filme. Rsrsrs... Um bálsamo!

Primeiro por ser um filminho light e segundo por ser um filme bom.

UM BOM ANO, conta a história de Max (Freddie Highmore - 'Em Buca da Terra do Nunca') que aos 10 anos é órfão e passa os verões com seu tio Henry (Albert Finney - 'Big Fish'), dono de um vinhedo na França. Adulto, Max (Russell Crowe - 'Gladiador') torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, tendo esquecido de tudo o que o tio um dia o havia ensinado. Certo dia Max recebe a notícia de que seu tio Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Só que alí ele encontra muito mais do que um bom investimento. Encotra o caminho de volta para si próprio.

O filme é de Ridley Scott, o que por si só já é uma surpresa, afinal ele é a mão por detrás de filmes como Blade Runner, Gladiador, Alien, o Oitavo Passageiro e Hannibal. E ao contrário do que a crítica tem dito sobre o filme, gostei muito. Gostei da direção de Scott e da fotografia linda - Provence merece.

Gostei do enredo (baseado no livro de Peter Mayle) - meio clichê até - que leva nosso personagem a uma viagem (interior) ao passado. Viagem essa que o faz tentar entender o porquê de ter aberto mão daquilo tudo, já que foram momentos tão bons e preciosos.

Gostei das lições - tbm meio clichês - que o tio Henry dava à Max. Meio 'pérolas aos porcos' à principio, mas que depois se provam valiosas.

Gostei da trilha sonora sutil e deliciosamente francesa (até mesmo pontuada de clássicos), sem ser enfadonha. Uma delícia!

E gostei, principalmente, de ver o Russell Crowe totalmente fora de seu estereotipo de bad boy revoltado, mocinho atormentado ou herói salvador da pátria. Ele estava visivelmente relaxado e adoravelmente engraçado.

Resumo da ópera... quer, dizer do filme? Vale bem à pena.

Agora... vou te enganar não, tá? É bem chick-movie (filme para garotas) mesmo. Daquele assim... estilo 'sessão-da-tarde'. O meninos só irão curtir se forem daqueles mais sensíveis, ou para agradar suas respectivas (amigas... namoradas... esposas...).

Bjs 'franceses', da sua cine-olheira...