OSCAR 2007 - PREVISÕES

Este ano eu até que tentei. Foram 3 sessões duplas, só nesta semana! Mas o cursinho e outros contratempos não me deixaram assistir todos os filmes indicados ao Oscar que estavam em cartaz, como fiz no ano passado.

Ficaram faltando Apocalypto, Volver (eu sei, eu sei!) e Cartas de Iwo Jima.

Mas tudo bem... lanço meus pitacos mesmo assim. Para vc que ainda não sabe do que que eu estou falando (tisc, tisc, tisc!), veja a lista completa dos indicados aqui.

A cerimônia da entrega do Oscar será exibida hj (25/FEV), às 23h, na TNT.

FILME
Acho que, infelizmente, não é dessa vez que o Scorecese (Os Infiltrados) leva o Oscar de Melhor Filme. Acho que a briga séria fica entre Cartas de Iwo Jima e Babel, sendo que eu voto mais pelo segundo. Agora, que
Pequena Miss Sunshine pode ser o azarão da noite, ah isso pode!

DIRETOR

Acho pouco provável que Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima) leve. Para mim ganha Martin Scorsese (Os Infiltrados), afina a Academia lhe deve um Oscar há um bom tempo. Mas se Alejandro González-Iñárritu (Babel) ganhasse eu não ficaria triste não.

ATOR
Apesar de Leonardo DiCaprio ter me surpreendido com sua atuação em Diamante de Sangue, não deve ser dessa vez que ele vai levar a estatueta pra casa. Acho que quem leva nessa categoria será Forest Whitaker , mesmo tendo exagerado um cadim a sua performace em O Último Rei da Escócia.


ATRIZ
Aqui não há dúvida! É Helen Mirren (A Rainha) na cabeça.

ATOR COADJUVANTE
Acho que Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) ganha. Mas se Djimon Hounson (Diamante de Sangue) ganhasse eu gostcharia mutcho. Ele me emocionou!

ATRIZ COADJUVANTE
Hum... sei não. A categoria traz duas revelações: Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine) e Jennifer Hudson (Dreamgirls - Em Busca de um Sonho). Minha birra para com Dreamgirls me faz torcer a favor da pequena Abigail, mas provavelmente a Academia premiará Jennifer.

ROTEIRO ADAPTADO
É provável que Os Infiltrados (The Departed) ganhe. O que é uma pena pois, apesar de Filhos da Esperança (Children of Men) não ter sido indicacado em nenhuma das categorias principais, aqui ele se garantiria.

ROTEIRO ORIGINAL
O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno), claro. Mas Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine) pode ter alguma chance.

MAQUIAGEM
O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno).

FOTOGRAFIA
Aqui Filhos da Esperança (Children of Men) merece outra premiação. Mas O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) é um predileto meu, tenho que reconhecer.

EFEITOS ESPECIAIS
Tem nem o que falar: Piratas do Caribe - O Baú da Morte (Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest).

SOM
Hum... sei não, mas gostei da edição e do som de Diamante de Sangue (Blood Diamond). Apesar de que musicais, como Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (Dreamgirls), tem uma vantagem meio que subentendida.

EDIÇÃO DE SOM
Deve levar Piratas do Caribe - O Baú da Morte (Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest) mas eu gostei muito da edição de Diamante de Sangue (Blood Diamond) .

EDIÇÃO
Essa categoria é complicada. Não vi Vôo United 93 (United 93), mas tudo o que li sobre o filme fala muito bem da edição (cenas do vôo, cenas em terra e flashbacks). Babel tem as histórias paralelas e as idas e vindas na linha tempo. Filhos da Esperança (Children of Men) é lindamente construído. Diamante de Sangue (Blood Diamond) tem aquela sucessão vertiginosa de cenas. Ai... tenho que escolher mesmo?

FIGURINO
Meu voto seria para O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), afinal o figurino deste filme é quese que um outro presonagem! Mas acho que a academia pode dar o prêmio para Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (Dreamgirls).

DIREÇÃO DE ARTE
O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno), claro.

FILME ESTRANGEIRO
Apesar de não ter visto todos, ainda assim fico com O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno).

ANIMAÇÃO
Fal-se muito das chances de Carros (Cars). Sinceramente? Não vi nada de mais nesse desenho.
Pra mim é Happy Feet - O Pingüim (Happy Feet), apesar de ter adorado A Casa-Monstro
(Monster House) também. Mas as sequências de sapateado... ah são D+!

CANÇÃO
Qualquer uma, menos as de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (Dreamgirls), pleeeeease!

TRILHA SONORA
Adorei a trilha sonora de Babel. Ela evoca o significado do título do filme. Mas também acho que a trilha de O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) tem tudo a haver com seu o lado obscuro.

CURTA & CURTA DE ANIMAÇÃO
Não vi nenhum, mas tudo indica (bolsa de apostas e críticas) que ganharão Helmer and Son e The Little Matchgirl, respectivamente.

DOCUMENTÁRIO & CURTA DOCUMENTÁRIO
Para a primeira voto em Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), pois é o único que conheço (sorry!). Da outra categoria não conheço nenhum, mas as chances são para Rehearsing a Dream.



.