FILME DA VEZ - MÁSCARA DA ILUSÃO

Só pra deixar uma coisinha bem clara... na minha casa quem tem a posse exclusiva do controle remoto sou eu! Ponto final! Sem negociações! Amo uma zapeada e curto assistir a dois... três filmes de uma vez! Sem falar que o ato de zapear me permite achar tesouros escondidos na programação, que eu dificilmente acharia de outra forma!! Daí sim... paro e assisto.

E foi zapeando pela programação da TV a cabo que caí de pára-quedas na trama de MÁSCARA DA ILUSÃO, já quase pela metade (infelizmente). O que me fez parar justo nesse filme? A fotografia, total e literalmente surrealista, que misturava lindamente a atuação de personagens humanos com personagens animados. Minha curiosidade artística teve seu alarme disparado na mesma hora!

Mesmo já tendo perdido um pedaço do filme, resolvi parar para ver. Pelo que consegui entender do que assisti, o filme conta a história de Helena, uma jovem que, junto com sua família, leva uma vida circense, mas sempre insatisfeita e desejando poder ter uma vida 'normal'. A sua imaginação fértil ganha vida em seus desenhos, e é justamente essa imaginação fértil que a transporta para o mundo imaginário de Dark Lands, onde nada parece fazer muito sentido. Meio a lá "Alice no País das Maravilhas" Helena tenta entender o que se passa à sua volta, ao mesmo tempo em que tenta achar o caminho para casa. É quando se da conta de que é uma peça fundamental no futuro de ambos os mundos, e que para desvendar o mistério dessa relação ela precisa achar a mística 'Mirror Mask'.

A história - assim como a de Alice - é uma fascinante fábula surreal, com direito a criaturas e a lugares inimagináveis! Mas tudo se explica quando descubro que o roteirista é ninguém mais que Neil Gaiman! Mas não é apenas o roteiro que surpreende. Dave McKean, parceiro inseparável de Gaiman e diretor da obra, mostra sua marca registrada em todos os traços (ele tbm foi responsável pela direção de arte de 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban')... com direito à uma fotografia digital, animações, figurinos e maquiagens primorosos.

Ah! E atenção também para a trilha sonora (principalmente a música 'Close to You' da cena da transformação de Helena e 'If I Apologize' a música dos créditos finais, interpretadas pela sueca Josephine Cronholm). É linda! Não vejo a hora da programação se repetir para poder vê-lo de novo, e dessa vez na íntegra.

Para os amantes de Gaiman e apreciadores da arte em geral, fica aqui a recomendação:

Dia 20/AGO, às 18:00
Dia 24/AGO, às 19:45, no canal CINEMAX.

P.S.: O site oficial também vale à pena ser visitado!
.

1 Pitacos:

Anônimo disse...

Ótima dica! Tinha visto esse dvd na Cultura, mas achei caro... Mas acabei de ver aqui na net que a Cult Vídeo tem para alugar! Vou ver se assisto!