DOCE DE MANGA VERDE

Quem em conhece sabe que eu não sou fã de nada muito doce. Nem gosto lá muito de chocolate. Meu negócio é doce simples mesmo, sem muito açúcar. Daqueles de tacho... feito em casa... pra comer com queijo minas!

Hum... Isso me traz 'doces' recordações de infância! Mamãe era mestre na arte desses doces. E como ela era naturalista, não abusava muito do açúcar.

Esse daí da fota é um dos que classifico na categoria dos 'perfeitos'. É o DOCE DE MANGA VERDE, criação de Grace, migaminha querida.

Por que 'perfeito'? Por que é azedinho, não é enjoado de doce e o melhor: é facim-facim de fazer.

Espia só...

INGREDIENTES
- 12 mangas tipo espada verdes
- 5 xícaras (chá) açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de margarina/manteiga
- 1 pitada de sal

PREPARO
Descasque e corte as mangas. Coloque em uma panela funda e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até começar a desmanchar. Escorra e passe a massa numa peneira. Coloque a massa em uma panela alta e acrescente o açúcar, a margarina e o sal. Leve ao fogo alto, mexendo sempre com colher de pau até começar a ferver. Depois, abaixe o fogo e continue mexendo, por cerca de 30 minutos. Cuidado para não se queimar com os respingos!

O doce pode ter dois pontos. O ponto cremoso e o de corte. O ponto cremoso é conseguido após os 30 minutos depois da fervura. Para testar coloque um pouco em um pires e deixe esfriar, se criar uma nata por cima estará no ponto. Se desejar o doce no ponto de corte basta continuar mexendo até ele começar a soltar do fundo que nem brigadeiro. Coloque em um tabuleiro levemente untado e deixe esfriar para cortar.

.