Hum... Isso me traz 'doces' recordações de infância! Mamãe era mestre na arte desses doces. E como ela era naturalista, não abusava muito do açúcar.
Esse daí da fota é um dos que classifico na categoria dos 'perfeitos'. É o DOCE DE MANGA VERDE, criação de Grace, migaminha querida.
Por que 'perfeito'? Por que é azedinho, não é enjoado de doce e o melhor: é facim-facim de fazer.
Espia só...
INGREDIENTES
- 12 mangas tipo espada verdes
- 5 xícaras (chá) açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de margarina/manteiga
- 1 pitada de sal
PREPARO
Descasque e corte as mangas. Coloque em uma panela funda e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até começar a desmanchar. Escorra e passe a massa numa peneira. Coloque a massa em uma panela alta e acrescente o açúcar, a margarina e o sal. Leve ao fogo alto, mexendo sempre com colher de pau até começar a ferver. Depois, abaixe o fogo e continue mexendo, por cerca de 30 minutos. Cuidado para não se queimar com os respingos!
O doce pode ter dois pontos. O ponto cremoso e o de corte. O ponto cremoso é conseguido após os 30 minutos depois da fervura. Para testar coloque um pouco em um pires e deixe esfriar, se criar uma nata por cima estará no ponto. Se desejar o doce no ponto de corte basta continuar mexendo até ele começar a soltar do fundo que nem brigadeiro. Coloque em um tabuleiro levemente untado e deixe esfriar para cortar.
.
0 Pitacos:
Postar um comentário