FULÔ DO MANDACARU


Flor do Mandacaru (Chico César)

Manda, Carú...
Flor de mandacaru pra mim
Que é pra botar no xaxim
Em cima da televisão

Manda, Carú...
Uma flor dessa do sertão
Uma flor de cardo
Pra alegrar meu coração

Só pra guardar de recordação
Do tempo da meninice
Pois de recordar carece
Como uma prece sem fim
Manda, Carú...
Flor de mandacaru pra mim

Pelo correio ou de caminhão
Num barco do São Francisco
Peço que você se apresse
Que a saudade é ruim
Manda, Carú...
Flor de mandacaru pra mim



Para quem não conhece esta aí é a flor do Mandacaru, um cacto característico da região nordestina. Ela é bem grande (seu botão formado é quase do tamanho de uma banana), costuma abrir durante a noite e dura apenas umas 12/24 horas. Diz a crença popular que, ao abrir, ela anuncia a chuva lá no sertão.

Meu pai (cearense dos bons!) tem um lindo Mandacaru - plantado em lugar de honra em sua casa - e o danado vem dando flor, ininterruptamente, desde novembro. Mas só ontem consegui conciliar meu horário corrido com o das flores para poder fotografá-las.
.

2 Pitacos:

Anônimo disse...

Oi, eu tenho um mandacaru enorme na minha casa...as flores só abrem a noite e pela manhã fecham. Dão um fruto vermelhos com polpa branca com sementinhas preta. Gostaria de saber se pode ser comido o fruto...andei experimentando bem de leve e é doçinho, mas fiquei com medo de comer...fiquei só na provinha. Por favor se souber algo me avise...tenho fotos , se quiser eu mando.
meu e-mail lalmothe@yahoo.com.br

Sora Soralina disse...

Segundo este estudo de sua composição, é sim.

Obrigada pela visita!

Volte sempre!