FILME DA VEZ - PERSÉPOLIS

Domingo, eu e minha cine-parceira, fomos ver o filme que faltava em nossa lista dos indicados ao Oscar: Persépolis.

Apesar de ser uma animação, o filme está a milhas e milhas de distância de ser distração para crianças. É um filme adulto, feito para adultos. E, pesoalmente, acho uma pena que ele não tenha sido indicado para uma categoria de maior peso – Melhor Filme Estrangeiro, por exemplo - onde, com certeza concorreria em igualdade de condições.

Baseado na obra autobiográfica da cartunista iraniana Marjane Satrapi, o filme relata a vida de ‘Marji’ desde quando era uma criança precoce, às voltas com a participação de sua família na revolução política que derrubou o Xá do Irã, passando pela adolescência reprimida pelo regime tradicionalista Islâmico, até chegar ao seu exílio voluntário em Paris.

Persépolis nos presenteia com um drama pessoal forte, mas poético, muito bem amarrado e contextualizado historicamente, pincelado com sensibilidade e humor ímpares.

A animação - fruto da parceria de Marjane com Vincent Paronnaud (colega cartunista) - é fiel ao estilo visual do livro: quase toda em preto e branco, com um minimalismo pungente e requintado, que só faz ressaltar a beleza e o tom poético da narrativa.

Além do forte impacto visual o filme tem como ‘plus’ a edição, a trilha sonora impecável e as vozes emprestadas por Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni (filha de Deneuve com Marcello Mastroianni), Sean Penn, Gena Rowlands e Iggy Pop.

Resumindo? Imperdível!!
.

2 Pitacos:

Anônimo disse...

Mais que ainda está na minha lista de filmes a ver...

Sora Soralina disse...

Pois vá ver!
Tenho certeza que vc vai gostar mto!