CUIDANDO DA CASA

Não é de hoje que se fala em SUSTENTABILIDADE. RECICLAGEM. PEGADAS DE CARBONO. Etc...

É muito bom ver que, mais do que moda, o vírus da conscientização pela manutenção da nossa 'casa' está se espalhando.

Eu nunca fui muito resbolah a respeito desta eco-onda. Meu lado mineirinho faz com que eu me dedique mais à parte que me cabe deste latifúndio e que minha catequização seja feita pelo exemplo da contribuição que eu fizer. Até mesmo porque, os eco-chatos que me perdoem (e até entendo que boa parte do que conquistamos até agora é crédito deles), mas minha política tem mais a ver com a teoria do exemplo do que com a da imposição. E eu acho que se cada um faz sua parte, já temos aí o melhor dos começos.

Que fique claro, então, que este post aqui não é para dar sermão em seu ninguém! Apenas para dividir com você as idéias básicas, simples e sustentáveis que tenho posto em prática.

O que tenho feito, então? Bom...

1. Abdiquei quase que totalmente das sacolas de super-mercado. Para as compras do mês, que é um volume maior, comprei um sacolão feito de lona de caminhão. O bicho aguenta até 40kg de produtos! E o melhor de tudo: para mim, que moro em prédio sem elevador, ainda ajuda muito na hora de subir com as compras. Para as compras rapidinhas tenho duas ecobags - presente de Sua Majestade. Elas sempre ficam no carro, e assim que as esvazio em casa, já penduro na maçaneta da porta para não esquecer de levá-las de volta. Sem falar que agora ando muito com bolsonas, e na hora de receber um remedinho numa farmácia, ou comprar uma bijou numa loja, nada de sacolinhas. Vai tudo direto para a bolsa.

2. A louça agora só é ensaboada com a torneira fechada. Ponto. E até Filósofo-Sobrinho (que já ajuda nos afazeres da casa sim, obrigada!), já está muito bem adestrado na questão! A regra vale também para a escovação dos dentes.

3. No trabalho, o acúmulo de papel no pool de impressoras me incomodava demais. Dividindo a preocupação com as coleguinhas, o acordado foi o seguinte: vamos ficar ligadas para as impressões desnecessárias, vamos tentar sempre usar a impressão frente-verso, e sensibilizamos nossa gerente que autorizou a compra de uma picotadora de papel para picar o excedente (muitos documentos são sigilosos e não podem simplesmente ser descartados.) e enviar para reciclagem. É muito legal ver que a turminha engajou na coisa de tal forma, que anda trazendo até papel e revistas de casa para alimentar a R2D2 - como batizamos nossa maquininha! O din-din da venda é quase nada! (R$ 0,04 por kilo!), mas a natureza de qualquer forma agradece!

4. Boas idéias podem e devem ser copiadas! Assim, adotei o modelo americano: Nem toda roupa lá em casa é passada. Primeiro, toda e qualquer roupa lavada é bem estendidinha no varal ou bem sacudida e colocada para secar em cabides. Modos que, mesmo que ela precise ser passada, o tempo de ferro será menor. Com isso também, as que não precisam ser passadas ficam menos amarrotadas. Toalhas de banho... malhas frias... malhas caneladas... pijamas... camisetas de ficar em casa... são alguns exemplos. AH! E a secretária já está doutrinada neste quesito!

5. Outro dia, desenvolvendo um trabalho de terminologia para um site aqui do trabalho, me deparei com o termo ECODRIVING, e lá fui eu pesquisar sobre o assunto. Se vc ainda não está preparado para abrir mão do carro em troca do transporte comunitário ou da bicicleta, vc não precisa dar um rim por um carro híbrido para dirigir de forma 'verde' e colaborar com o meio ambiente. Pode se valer do ECODRIVING, que na verdade é um 'comportamento' que, quando adotado, reduz o consumo de combustível (bom para seu bolso) e, consequentemente, as emissões da carbono (bom para o planeta). Eu estou praticando o ECODRIVING, que consiste basicamente em observar algumas regrinhas simples:

- evite aceleradas e freiadas bruscas - Elas não colaboram para a queima correta do combustível e isso representa desperdício e maior emissão de CO2 na retomada da velocidade. Muitas das vezes no trânsito, basta você tirar o pé do acelerador, não precisando nem pisar no freio.

- devagar-e-sempre - Gasta-se mais energia (e aceleradas) para por em movimento um carro que parou do que manter em movimento um carro que já está rodando. Aqui, de novo, vale a regra de desacelerar no lugar de freiar.

- surfe na onda 'verde' - Aproveite a onda verde nas vias com muitos semáforos. Nelas, se vc manter a média da velocidade da via, vc tem grandes chances de pegar todos os sinais abertos.

E você, contribui de alguma forma? Me diz aí como...
Imagem: Juréia

6 Pitacos:

Max disse...

eu tô estudando (devo fazer a prova mês que vem) para virar um LEED AP (Leadership in Environmental and Energy Design Accredited Professional). Vou ser um especialista em projetar prédios ecologicamente corretos.
Torce aí por mim.

Sora Soralina disse...

A Dê me falou da tal da prova. Já vai fazer?! Que bom! Já tô torcendo sim! Manda ver! Xro...

Su disse...

Sora, muito legal!
Já havia adotado a maior parte das suas recomendações.
O de passar foi surpresa total, vou aderir.
O ecodriving também foi novidade, mas tenho dirigido beeem devagar ultimamente.
Quero complartilhar outra solução (conversei com maridón hoje no café da manhã sobre isso): plantaremos, até o fim do ano, 7 árvores cada.
Soube que 5 árvores são suficientes para zerar o impacto de um carro no ano. Some-se a isso os trechos de avião e outros, nos propusemos a plantar 7 cada.
Mas nada de eucalipto (cria deserto verde...), só plantas nativas.
Plantaremos ou então vou procurar alguma empresa que faça este serviço (com certeza existe...).
Beijocas,

Sora Soralina disse...

Hum... massa!
Gostei desta idéia aí.
Posso copiar, né?!

Bjs...

Su disse...

Vamos plantar juntas?
Tenho algumas sementes do Clube da Semente lá em casa!
Beijos

Sora Soralina disse...

Oba! Oba!
Eu topo! Vamos sim!
Ah! Lembrei que ano passado eu ganhei uma muda de Ipê Branco!
E ela foi plantada em BH.