ENTRANDO COM UMA BOA ENTRADA

Com disse antes... passei os finalmentes de 2009 por aqui mesmo. E se o Natal foi com a Coelhada, o Ano Novo havia de ser com o Filósofo-Pai. Que se superou, diga-se de passagem! Para dar o 'olé' na chuva ele montou tenda, armou 'circo', e até arquitetou uma cascata, para que pensássemos que tudo aquilo que caía do telhado fazia parte do mis en scène festivo. Ainda bem que São Pedro resolveu nos dar uma folga bem na virada. Benção esta que, infelizmente, não alcançou todo o mundo.

Bom... 60 pessoas rindo, e dançando, e farreando... e houve comida e bebidas para todos, sem nenhum esforço dos anfitriões. O reveilon compartilhado na casa de Filósofo-Pai já é tradicional e a colaboração funciona comme un charme.

Eu e Filósofa-Irmã resolvemos levar algo leve - tanto de beber, como de comer -, para ajudar a manter o bom comportamento alcançado por nós desde o Natal. Fomos de ponche rhyco (receitinha depois) e saladinha de arroz. Coisinha pheeena, diferente, simples e rápida de fazer, sem falar deliciosa de comer. Salada esta que voa solo com uma carninha assada que é uma beleza! E outra: tem uma cara linda,  que faz todo mundo querer provar. Vc pode vestir ela pra festa numa travessa, ou fazer as vezes de entradinha, com porçoezinhas individuais (como esta que fiz para a foto), no caso de um encontrinho mais petit comité. Oh lá lá! E não é que lembrei de migaminha Glau, agora. Ela é que curte a língua de Napoleão e se amarra numa entradinha très chic!



Tô viajando no francês macarrônico, né?! É que me empolguei com a idéia da saladinha, que me veio ao dar de cara com a linha de arroz especiais assinada pelo vitaminado do Olivier Anquier. A linha se chama Ateliê Namorado by Olivier Anquier, e traz para nós 16 variedades e combinações de tipos diferentes de grãos. Aqui em BSB só tenho achado a dita em mercadinhos do tipo gourmet.

Para esta salada me atraquei com a combinação Arroz Selvagem+Quinua+Arroz Parbolizado. E sem mais delongas... Allez!

Para fazer uma travessa (que serve moooito bem 6 pax) você vai precisar de:
Para a salada
1/2 pct do dito arroz (cozido como macarrão, com sal a gosto, al dente, escorrido e frio)
1/2 vidro de palmito picadinho
12 azeitonas verde picadinhas (isso mesmo, só 12!)
1 cenoura grande ralada
1/2 pimentão vermelho picadinho
5 rodelas de tomate seco picadinhas
8 damascos picados em cubinhos
1 cabeça de alface americana ou endívias  (para 'aparar' a salada na travessa,  ou para servir de 'conchinha' para as entradinhas)
Rúcula rasgadinha (ou manjericão) a gosto

Para o tempero
Suco de um limão grande e suculento
Um booom fio de Azeite honesto (no meu caso, generoooso)
1 clh sobremesa de mostarda com grãos
Cheiro-verde tbm ao gosto do freguês
Sal e pimenta-do-reino para acertar o tempero


Modus Operandi
Misture todos os ingredientes da salada. Reserve na geladeira. Junte todos os ingredientes do tempero numa tijelinha a parte, menos o sal e a pimenta do reino.  Como o arroz foi cozido com sal, a azeitona tem sal, o palmito tbm e o seu tomate seco tbm pode ter sal, muita calma nesta hora! Misture tudo muito bem e guarde na geladeira. Na hora de servir incorpore o temperinho à salada, misture bem e prove um 'bombocado'. Aí sim acerte o sal, coloque a pimenta-do-reino recém-moída... et voilá! Está pronto para servir, como vc bem entender.
Esta saladinha permite 'n' variações! Viaje e se jogue, ok? Ah! e depois me conta como foi!

Vou ficando por aqui... e como dizem os inglêses: Pardon my french!