QUEIJO BRANCO CASEIRO

Desde que vi este post da Luxirare, onde ela faz bolinhas de mozzarella caseira, eu sismei que queria fazer queijo em casa.

É claro que não iria me arriscar a começar num nível tão avançado! Então, saí à caça da receitinha básica perfeita (para mim!). Depois de fazer uma busca nos diversos blogs que sigo, achei uma receitinha bem legal da Patrícia.

Mas como eu não podia deixar de ser euzinha, fiz alguns ajustes, e combinei a receita dela com uma do Cybercook. Até mesmo porque eu precisei, devido a algumas limitações minhas. Mas  não é que deu certo?! Ficou uma delícia e lindo (espia só a fota mais abaixo!). Eu tô super orgulhosa de mim 'pópria'!! Até mesmo porque, achei que seria algo de outro mundo, com risco de ser um desastre total!!

Mas vamos lá, então...

Para um queijinho (9 cm de diâmetro e uns 5 cm de altura) vamos precisar de:
1 lt de leite integral
4 clh sp de vinagre branco
2 clh chá de sal marinho
Quanto aos utensílios, vc vai precisar de uma peneira, um pano de prato virgem, que depois vc guarda só pra isso (eu comprei um algodão bem teladinho chamado 'murim') e algo vazado que sirva de fôrma. Eu usei um cortador de massa redondo que eu tenho e o coloquei sobre uma grade, improvisada (meu porta talher) forrada com o murim, e tudo isso sobre uma assadeira para recolher o líquido drenado.


Ferva o leite. Quando ele começar a levantar fervura coloque o sal, e o vinagre (colher por colher). Deixe ferver por mais uns 4 min. Ele irá começar a talhar e a separar o soro. Com uma escumadeira recolha o qualho e coloque na peneira forrada com o pano. O meu leite não separou todo de uma vez. O líquido que sobrou na panela ainda era bem branco (não só soro). Seguindo uma dica da Patrícia, coloquei mais 2 colheres de vinagre e deixei ferver mais 3 min. Aí sim separou tudo, e juntei mais qualho à peneira.


Ainda quente, torça levemente o pano, retire a bolinha de massa e coloque na forminha já preparada. Pressione de leve, cubra com a outra ponta do pano e leve à geladeira por pelo menos 6 hrs. Desenforme e pronto!


A textura é de um queijinho bem fresco, de sabor bem leve e delicado!  Ah... E depois de uma noite na geladeira, ele fica um pouquinho mais firme. Como esse meu aí ó...


Hum... Diliça! Diliça!

Próxima parada: Labna (queijo de iogurte) e, quem sabe... Mozzarella!

3 Pitacos:

Filósofa-Irmã disse...

Eu Querooooooooooooooooo!!
Fazê, não... cumê!!!

Dá um, dá???

Viviane Amorim disse...

Que lindo! Tão fresquinho!
Dia desses eu faço por aqui.
B-jo!

Jana disse...

Qué tb!!
Qdo vc vai se aventurar a fazer requeijão hein?? Eu tentei uma vez, mas tenho q admitir que ñ sirvo pra ser do lar... (tu n sabe a bronca q eu levei nesse dia)