PAPELANDO...

Semana passada estive no ateliê d'as papeleiras, para conhecer a nova casinha delas.

Ah gente... É tudo tão lindo e tão 'a cara' delas... adorei! E os meus desejos são apenas de sucesso e mais sucesso. Elas mais que merecem!

Daí, me lembrei que uma das coisa que eu acho muito legal no trabalho delas - além das belezuras que elas inventam, claro - é o fato delas compartilharem seu rico conhecimento, de muitíssimo bom grado e em massa! Elas têm oficinas periódicas, onde elas te ensinam meticulosa e entusiasmadamente a fazer muita arte com papel! Imperdíveis!

Eu participei de uma delas, aprendi uma das muitas técnicas de encadernação artesanal e já arrisquei algumas invenções. E apesar de ainda assim, pintar dúvidas aqui e alí, elas as tiram generosamente.

Aliás, este post aqui - além de lhes fazer um jabá básico e merecido - é também para mostrar um dos frutos desta graça d'as papeleiras...

Não sei se vcs lembram, mas este álbum eu comecei a fazer nas minhas férias (em Maio!) para presentear minha Tia-Dinda, mas só agora terminei... Ufa!



A idéia foi a seguinte... passei o mês anterior à festa coletando fotos com a família e com os amigos dela. Colei-as pelo álbum e no dia da festa todos escreveram algum recadinho e decoraram as páginas. Ficou mooooito legal! E a choradeira no final da festa, fui em uníssono, cada vez que um lia o recadinho do outro! Rsrs...


Para isso foi preciso usar um papel mais encorpado (250gr) e costurar folha por folha, com a dobra para a compensação do volume que as fotos e as colagens criariam.


A costura que usei foi a que aprendi no workshop, a codex - ou costura francesa -, que usa refoço de tiras de couro. Fica linda para um álbum!


Mas aí vcs perguntam... se o álbum foi para a festa, por que voltou pras minhas mãos e só agora ficou pronto?!? É que faltava eu descobrir uma forma legal de fechá-lo! Não podia entregar um presente inacabado (ó meu perfeccionismo surtando!)! Mas eu não contei com a dúvida cruel que me perseguiu por mais de mês! E então, mais uma vez a benevolência d'as papeleiras entrou em ação para me salvar. A papeleira Suzana, fofa como ela só, me ajudou a resolver o impasse. O fechamento é com botão que lembra uma gema lapidada, com elástico roliço 'abraçando-o'. Simples... quando se sabe!


Bom... depois desta minha empreitada looooonga assim, fica claro que eu não sou concorrência para elas, né? Cada macaco no galho de sua expertise! Rsrs... Mas o fato de ter aprendido esta arte, e já ter gerado alguns poucos frutos dela, me deixa muito orgulhosa de 'mim pópria'.  E agradeço por D+ às amigas-do-papel por isso! Brigs, girls!


7 Pitacos:

as papeleiras disse...

Querida amiga, você sempre nos enche de alegria com seu jeito maravilhoso de escrever e contar as coisas. Obrigada pelo carinho de sempre e por acompanhar nossa caminhada assim de pertinho.
Continue papelando!!!!!!! Você leva muito jeito pra coisa (entre tantas outras, né?)
Muitos beijos d'as papeleiras

Sora Soralina disse...

Meninas, é que vcs são D+ mesmo!
Pode deixar que eu vou continuar inventando moda (e gritando por socorro de vez em quando) com certeza!
Xro...

Meu nome é Nanix disse...

Eu tive o prazer de ver de perto o trabalho e ficou lindo!

Aproveitando a oportunidade, o meu aniversário está chegando ... :)

Beijos,

Nani

tecri disse...

Sôra, muito obrigada por mais este post fofo! O álbum da sua tia ficou profissional... Com certeza um presente que não tem preço... Parabéns! Beijos! Tê ;o)

Lúcia Helena disse...

Não tem jeito, minha miga continua a mesma! Mesmo com o passar do tempo não houve mudança, somente no quesito aperfeiçoamento.
Parabéns e bjs...

Sora Soralina disse...

Nani,
Sussega que eu já te disse que teu dedente já foi providenciado!


Terrèze,
Tem que agradecer não... vei do fundo do coração! E o álbum ficou cute-cute, né não? Pelo menos a Tia-Dinda amou!


CeLena,
Mudei mess não! Continuo a mesma! Só não garanto o aperfeiçoamento!
Kakakaka...


Xro em todas!!!

Max Amaral. disse...

biito mezz!...