FILMES 2005 - MELHORES & PIORES

Bom..
Ano novo começou e eu já dei o start na minha Lista de Filmes para esse ano. Mas instituí mudanças para esta nova lista.

Ano passado (ainda é estranho falar assim!) listei apenas os filmes vistos no cinema. Numa reflexão final senti que fui injusta com muitos filmes bons que vi, quer seja TV ou VHS/DVD (Sim! Ainda vejo VHS!).

Sendo assim a lista desse ano contará com essas inclusões, devidamente identificadas, OK.

Mas por que fazer uma lista? Por que minha 'umirdi' lista pode vir a atrair/interessar a alguém?


Primeiro... eu sempre fiz um apanhado dos filmes que via durante o ano. Antes das facilidades da internet, eu recortava o anúncio do filme no jornal e colava na minha agenda. Migaminha Nani (tbm cinéfila de carteirnha), ainda hoje, junta todos os tickets dos filmes que viu.

Por outro lado, Eu tbm gosto de olhar a lista de filmes dos crítcos e sites que conheço. Não que eu siga tendências de críticos de cinema. Quem me conhece sabe muito bem que não. Mas Elas me levam, muitas das vezes, a 'lembrar' de ver algum filme, ou a olhar para determinados filmes com outros olhos.

Sendo assim, eu gosto de pensar em mim, como uma 'umirdi' formadora de opinião (nem que seja só a minha! rsrs...). Gosto de pensar que a minha coluna semanal para os amigos e a minha Lista de Filmes possa ter alguma influência sobre a sua ida ao cinema, quer seja incitando-o a assistir tantos filmes quanto eu (ou mais!), ou a ver algum filme somente para discordar / concordar comigo. De qualquer forma, consegui meu intento! Rsrsrsrs...

Bom... Abaixo, extraí da minha lista de filmes 2005, o melhores (5 e 4 estrelas) e os piores (0 e 1 estrela). Veja se vc concorda comigo. Inclusive, comente se quiser... eu iria adorar ouvir sua opinião.

Para todos nós, adimiradores da sétima arte, cinéfilos, aspirantes a... um 2006 com muuuuuuuito filme bom para se ver!!!

Um xêro de sua cine-olheira...
Rubeolina (a.k.a. Sora)

OS MELHORES DO ANO - 2005
Crash (FL) ***** Crash - No Limite
Constantine ***** Constantine
Fiding Neverland ***** Em Busca da Terra do Nunca
The Phantom of the Opera ***** O Fantasma da Ópera
Ray ***** Ray
Sin City ***** Sin City : a Cidade do Pecado
Chicken Little ***** O Galinho Chicken Little
Wallace & Gromit : The Were-Rabbit ***** Wallace & Gromit : A Batalha dos Vegetais
The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe ***** As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupas
The 40 Years Old Virgin **** O Virgem de 40 Anos
Batman Begins **** Batman
The Constant Gardener **** O Jardineiro Fiel
Elizabethtown **** Tudo Acontece em Elizabethtown
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy **** O Guia do Mochileiro das Galáxias
Hotel Rwanda **** Hotel Ruanda
King Kong **** King Kong
Kung Fu Hustle **** Kung-Fusão
Lemony Snicket's A Series Of Unfortunate Events **** Desventuras em Série
Meet the Fockers **** Entrando Numa Fria Maior Ainda
Million Dollar Baby **** Menina de Ouro
Politiki Kouzina / A Touch of Spice **** O Tempero da Vida

OS PIORES DO ANO - 2005
Birth :-( Reencarnação
Kicking & Screaming (NY) :-( Kicking & Screaming (ainda inédito no Brazil)
Red Eye :-( Vôo Noturno
The Pacifier :-( Operação Babá
Blade Trinity :-( Blade Trinity
9 Songs * 9 Canções
The Grudge * O Grito

.