OSCAR 2006 - INDICAÇÕES


Nesta terça passada finalmente saiu a lista definitiva dos indicados ao OSCAR 2006.

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN dispara na frente com 8 indicações: Melhor Filme, Melhor Ator - Heath Ledger, Melhor Ator Coadjuvante - Jake Gyllenhaal, Melhor Atriz Coadjuvante - Michelle Williams, Melhor Diretor - Ang Lee, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor trilha Sonora Original. O favorito deste ano tem sua história baseada num dos contos do livro Close Range de Annie Proulx, onde dois rapazes, rancheiros do interior de Wyoming, se conhecem e se sentem atraídos romanticamente. O filme é situado na década de 60, e discorre sobre a dificuldade de alimentar o amor mútuo dos pesonagens numa sociedade americana super machista. 'Brokeback Mountain' foi o grande vencedor do Globo de Ouro deste ano e tbm arrebanhou o Leão de Ouro, o prêmio de Melhor Filme no 62º Festival de Veneza, um dos mais importantes do circuito de festivais internacionais. O filme estréia hoje em todo o Brasil.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA vem logo atrás de Brokeback Mountain com 6 indicações, mas somente nas categorias chamadas técnicas: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora original, Melhor Edição de Som e Melhor Som. Também baseado num livro (o aclamado romance de mesmo título de Arthur Golden), o filme é um épico romântico que tem lugar no mundo misterioso e exótico das geuxas. A história começa nos anos que antecedem a II Guerra Mundial quando uma criança japonesa, sem um tostão sequer, é separada de seus pais para trabalhar como empregada em uma casa de gueixas. A despeito de sua traiçoeira rival, que quase consegue alquebrar sua alma, a menina floresce e se torna a legendária gueixa Sayuri. Linda e completa, Sayuri conquista os homens mais poderosos de seu tempo, mas não consegue superar o secreto amor que nutre por um homem fora de seu alcance. 'Memórias de Uma Gueixa' tbm tem sua estréia nacional hoje.

Tbm com 6 indicações, um dos meus filmes prediletos em 2005, tbm está com boas chance. CRASH - NO LIMITE, concorre ao OSCAR de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante - Matt Dillon, Melhor Direção - Paul Haggis, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Canção Original. Filme surpreendente, que aborda o preconceito racial em geral, em vidas paralelas-não-tão-paralelas-assim. Se vc ainda não assitiu, vale muuuito a pena pegar em DVD. Eu recomendo.

George Clooney está com tudo e não está prosa! Com seu roteiro e sua direção, BOA NOITE E BOA SORTE tbm está concorrendo a 6 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator - David Strathairn, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. O filme mostra a batalha de um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. SYRIANA é outro filme que, com 2 indicações, tbm pode render a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para Clooney. 'Boa Noite e Boa Sorte' tbm estréia hj.

Para nós, Brasileiros, veio dose dupla de decepção. Nem OS DOIS FILHOS DE FRANCISCO e nem o diretor Fernando Meireles, vai concorrer a uma estatueta. Fernando está fora do páreo, mas O JARDINEIRO FIEL está na corrida com 4 indicações: Melhor Atriz Coadjuvante - Rachel Weisz, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

A lista completa dos indicados vc pode conferir no site do Cinema Em Cena.

.