300 DE ESPARTA - I

Photobucket - Video and Image Hosting
Esta semana, em um de seus posts, Maxivanildo mencionou o comic book Os 300 de Esparta. Este comic eu tive a divina chance de ler graças ao 'póprio'! Isso me fez lembrar da sua versão cinematográfica que está por chegar às telonas. Infelizmente, sua estréia foi adiada mais uma vez, e parece que só vamos ter o ar de sua graça ano que vem.

Para aqueles que não sabem, Os 300 de Esparta de Frank Miller, é uma graphic novel publicada em 1998 pela editora Dark Horse, e que será adaptada para o cinema pela Warner Bros. No comando do roteiro e da direção teremos, Zack Snyder (Madrugada dos Mortos). Os 300 de Esparta conta a história da guerra greco-persa ocorrida em 480 a.C. A revista, dividida em cinco capítulos, narra a lendária Batalha das Termópilas, na qual o rei de Esparta, Leônidas, liderou 300 soldados contra a invasão do bem mais numeroso exército persa à Grécia. O sacrifício desses homens, segundo reza a lenda, inspirou os gregos a se unirem contra os persas. O episódio é tido como a origem da democracia. A Warner, depois de lançar em 2005 épicos históricos como Tróia, volta a apostar no gênero, que renovou sua força com o sucesso de O Senhor dos Anéis. Mas, para o produtor Mark Canton, Os 300 de Esparta é, na verdade, um "anti-épico". Segundo ele Os 300 "aborda temas maiores de liberdade, democracia e irmandade, que estão em harmonia com o mundo de hoje".
Photobucket - Video and Image Hosting

Quanto ao roteiro, adaptado em parceiria com Kurt Johnstad e Michael Gordon, Snyder já adianta algumas curiosidades. Ele afirma que sua adaptação é bem fiel ao comic book: "A única coisa que fizemos (de diferente) foi adicionar uma segunda história com a esposa do rei Leônidas, que tenta reunir as tropas para apoiar seu marido. Queríamos uma participação mais ativa das mulheres". Se vc checar o site oficial do filme vc verá, tanto na área de video journals como na de concept arts, que Snyder está usando o prórpio comic como storyboard. Para mim, que li todos os cinco, a linguagem visual me parece bem próxima.
Photobucket - Video and Image Hosting
Quadrinho da HQ - O encontro dos Espartanos e Árcades


Photobucket - Video and Image Hosting
Storyboard do filme


Photobucket - Video and Image Hosting
Foto das filmagens


Photobucket - Video and Image Hosting
A cena finalizada

O diretor sugere também, que o filme seja visto com outro olhar, diferente do que viu o outro longa baseado na obra de Frank Miller (Sin City): "A revista Os 300 de Esparta se aproxima mais da realidade que Sin City. É estilizada, também, mas não tanto quanto Sin City". Devemos esperar a mesma diferença vista na própria linguagem gráfica dos comic books, ao compararmos os dois filmes. Segundo Tyler Bates, responsável pela trilha incidental, "É algo completamente diferente, tanto na emoção quanto no visual. Quase parece animação, mas é tudo live-action".

E a pergunta que não quer calar: Quem? Quem? Quem vai fazer Leônidas, o grande lider espartano? Na humilde opinião dessa cine-olheira o papel cai como luva para Gerard Butler (O Fantasma do 'Fantasma da Ópera'). No trailer disponível no site oficial já dá pra sentir, pelo menos, o poder de sua voz!

Além de Butler teremos também Lena Headey (Os Irmãos Grimm) escolhida para representar sua rainha. A personagem de Lena será Gorgo, a esposa do rei Leônidas.
E adivinhe só? Uma presença brasileira no elenco: Rodrigo Santoro. Ele será ninguém menos que Xerxes, o imperador persa e principal antagonista. Trata-se do papel mais importante na carreira internacional do ator brasileiro até agora. Além dele, David Wenham (Van Helsing), Dominic West (O Sorriso de Monalisa) e Vincent Regan (Tróia) também fazem parte do projeto.
O próprio Miller aprovou o que viu até agora. Realmente é esperar pra ver.
A data de estréia de Os 300 de Esparta ainda não está definida. Antes previsto para 2006, em minha cine-bíblia o filme está com estréia prevista apenas em 2007. Enquanto o filme não chega, fique de olho no site oficial.
Illustrations from the Oficial Site
.