FILME DA VEZ - 'A PASSAGEM'

Tenho uma indicação foto-cinematográfica pra fazer...

Em janeiro vi um filme muuuuito bom. A PASSAGEM, um suspense-psicológico, meio que pseudo-modernoso. Sei lá! Com o Ewan McGregor e a Naomi Watts.

Na verdade ainda tô sem saber se eu achei o filme muito bom ou se eu gostei foi do visual.

Primeiro: O filme se passa em New York, mas vc só se dá conta disso pelas constantes referências à Brooklyn Bridge. O diretor teve o cuidado de quase não mostrar os points pelos quais vc identificaria a cidade, entende?? Pelo contrário! Vc até acharia que está em Chicago... Dallas... Vancouver... ou em outra metrópole modernosa européia qualquer! Até mesmo eu, que conheço bem a cidade, em vários momentos me perguntei: 'Que cidade é essa mesmo??' Daí lembrava... 'Ah, tá!! É NY'!

Nanix, minha amiga também cinéfila, chegou a levantar a possibilidade das externas não terem sido rodadas mesmo em NY. Mas segundo minha cine-bíblia, o IMDB, foram sim!

Segundo: A-M-E-I a fotografia e a edição!! A fotografia é quase que, digamos assim... um elemento 'físico' do filme... 'plástico' até! Quase que mais um personagem! Com ângulos inusitados, abuso do geométrico (no bom sentido) e cores saturadas. Numa hora foca-se tudo, do primeiro ao último plano, dando uma profundidade estonteante às cenas... Noutra, desfoca o primeiro ou o segundo plano, destacando o personagem ao mesmo tempo em que quebra a rigidez do conjunto! Muito louco!!! E o excepcional uso de luz, sombras e de perspectivas??? Nem se fala! Quase que não consigo prestar atenção no enredo!

E a edição então?!?! A mudança de uma cena pra outra é super inteligente e criativa!! Adoro edições assim!! Ó... dava pra fazer um estudo fotográfico do filme, entende?

Quanto à história... é muito louca! No início vc não se dá conta disso... até que +/- nos primeiros 15 min (pra quem é mais observador) vê-se uma cena onde tudo é duplicado! E eu quero dizer os transeuntes, entende?? Mas é algo muito sutil. Aposto que nem todo mundo que viu o filme se tocou disso. E o final então?? Meio viajante mas, até certo ponto, muito interessante.

É um filme pra se ver de novo só pra pegar detalhes! Eu vou ver mais uma vez, com certeza.

Vale a pena conferir em DVD! Os extras devem ser super-interessantes.
Poster from AdoroCinema
.

2 Pitacos:

júnior disse...

Adorei esse filme também, pelos mesmo motivos da mana.
Mas é daqueles filmes que a gente só recomenda pra quem tem um "espírito mais criativo". Aqueles que tem visões mundanas da vida e da arte não vão gostar do filme.

nanix disse...

Nanix rabiscou de volta...
O filme realmente é muito bom!!!
Ooops!Eu falei, né!!!
Muitas vezes eles gravam em um lugar mais barato ...

PS: Thanks for mentioning my blog, now I'll have visitors.hehehehehe:)

Besos cinéfilos,

Nanix