HARRY POTTER


Ao convidar um querido para se juntar a mim na pré-estréia de Harry Potter acabei por ouvir: 'Harry Potter?!? Fala sério!!'.

Daí, me vi compelida a esclarecer algo que não dava pra ser dito assim... por torpedo telefônico.

Bem... Que a saga Harry Potter já se tornou um ícone - literário e cinematográfico – desse novo milênio isso é ponto pacífico, apesar desse título ser, ainda, contestável por alguns – muitos sem nunca ter lido uma linha que seja.

Eu já li todos os livros, e estou na lista de espera da versão em inglês do que está pra sair (não ia agüentar esperar 6 meses pela versão em português!).

Que sou uma fã da série... isso tbm é notório. E algo, inclusive, que já me rendeu críticas cáusticas de pseudo-intelectuais. Mas gosto é algo muito subjetivo e... como diz minha sobrinha Marina: 'Cada um é cada um'.

Minha opinião é de que Rowling é um fenômeno. Ponto! E o é por ter criado toda uma saga com personagens complexos e com um contexto fictício totalmente inusitado. Com língua, lugares, criaturas, folclore e toda uma parafernália (no bom sentido) frutos somente de seu imaginário.

Isso para não mencionar o desenrolar do enredo em cada novo volume. A história tem evoluído com os acontecimentos e tbm com o envelhecimento de seus personagens principais. A 'idade chegando' para todos é facilmente notada em seu amadurecimento, nos novos conflitos (internos e externos) e nas mudanças na forma como cada um passa a se relacionar com outros e a ver o mundo. Tudo está ficando mais dark. E isso, já desde 'O Cálice de Fogo', com a primeira morte de um dos personagens da linha de frente. As relações estão mais complicadas, mais complexas, mais conflitantes, os perigos aumentam e nossos heróis são forçados e enfrentá-los.

Isso faz sentido, pois as crianças que leram o primeiro livro tbm não são mais tão crianças assim. E a séria acompanhou seu público (ou seria o contrário?!).

E o bom é que o reflexo nas versões cinematográficas tem sido relativamente fiel a essa evolução. Desde o último filme que digo que HP não é mais para criancinhas.

Resumindo: Sim... sou fã de HARRY POTTER, tanto dos livros como dos filmes.

Sim... me junto à Max e DêZen, aguardando a chegada da nossa 'encomenda', com uma ansiedade salivante!

E sim... me junto à minha cine-parceira Nani, nesta terça 11/JUL, à 0:01, para assistir à pré-estréia de 'Harry Potter e a Ordem do Phoenix'.

E tenho dito! Rsrs...

Bjs, encantados... de sua cine-olheira...



Illustration from here.
.

4 Pitacos:

Anônimo disse...

eu e Dê estamos relendo todos os livros, esperando o sétimo chegar, e só acrescento algo a seus comentários: a autora tinha toda a história pronta desde o primeiro livro, é impressionante!
só não vou na pré estréia por que esse horário é inumano, mas não perco o filme de jeito e maneira...

Sora Soralina disse...

E-X-A-T-A-M-E-N-T-E!!!

Anônimo disse...

Sei não... eu estou com vontade de ir à pré-estréia...

nayalima@gmail.com disse...

Eu não sou fã de carteirinha do H.P, mas, por osmose, por sempre te ouvir falando sobre o maguinho fiquei curiosa e quem sabe um dia ainda leio todos os livros. A Giovanna ainda está pequena, mas já se amarra no bruxinho. E com certeza amanhã tem pré-estreia e estaremos lá.
Besos,
Nani