RAPIDINHAS 1

Vc sabia que nós mulheres somos as maiores vítimas da osteoporose?? Enquanto 1 dentre 8 homens tem a doença, 1 dentre 4 mulheres são afetadas. Cuidados simples como tomar 15 minutos ininterruptos de sol por dia (vc absorve vitamina D que aumenta em 40% a absorção de cálcio)... tomar leite (sim, ele ainda é a 3ª maior fonte de cálcio)... e fazer atividade física constante (aumenta a produção de células ósseas) podem garantir uma velhice saudável. Agora não adianta tomar leite com café ou beber o leite acompanhado de algo gorduroso, pois a cafeína impede a absorção do cálcio (e do ferro tbm!), e a molécula de gordura atraí o cálcio impedindo que ele seja absorvido. Mas não adianta tomar esses cuidados só qdo já estiver com 50 anos, não!!! Mãos à obra... agora!

***

Que a gordura TRANS é o vilão da vez, na composição dos alimentos, todo mundo já tá careca de saber, né?!? E que a gordura SATURADA tbm já foi - e continua sendo - o vilão a gente tbm já sabe, né?!? Agora que a gordura TRANS, proibida de ser usada em grande quantidade na formulação dos alimentos recentemente, foi substituída por Óleo de Palma, riquíssimo em gordura SATURADA, acho que muita gente não anda sabendo não (me included!)!! Pois é... estamos 'comendo' gato por lebre!!! É óbvio que os fabricantes de alimentos tiveram de achar um substituto para a gordura TRANS, uma vez que é ela que mantem o sabor, a textura e conserva os alimentos por mais tempo. A solução foi usar o tal do Óleo de Palma, rico em ácido palmítico, naturalmente sólido em temperatura ambiente (dispensando a hidrogenação), mas que tem em sua composição original 50% de gordura SATURADA. Só para lembrá-los as gorduras boas são as MONO e as POLIINSATURADAS - encontradas em grande quantidade nos óleos de girassol e de canola, por exemplo. Mas elas não se solidificam naturalmente em temperatura ambiente, o que compromete a fabricação desses alimentos. O limite de ingestão diário de gordura SATURADA é 7% dessas calorias, ou seja, algo em torno de 19,4 gr por dia. Só pra vc ter uma idéia:

- 3 biscoitos Toda-Hora têm agora 0,10 gr de GT e passou a ter 2,15 gr de GS;
- 3 biscoitos Recheados têm agora 0,07 gr de GT e passou a ter 3,1 gr de GS;
- 1 BigMac agora tem 0,8 gr de GT e passou a ter 9,7 gr de GS.

Faça as contas e adquira o bom hábito de ler rótulos. Bom... sei que se a gente começar a reparar isso tudo, daqui a pouco a gente não come mais nada!! Mas é bom ficar ligado sem deixar o bom senso de lado.

*