JIM CARREY

Jim Carrey é um mistério pra mim. Uma dicotomia. Um enigma. Um caso crônico de dupla personalidade. Ou de sindrome bipolar. Sei lá!

Só sei que uma hora detesto seu jeito over de fazer comédia física. Outra hora amo seu desconcerto quase penoso em papéis dramáticos, numa atuação deliciosamente contida e totalmente fora de seu esteriótipo gritos-gestos-caras-e-bocas.

Em três semanas seguidas, coincidentemente, assisti a 3 filmes de Carrey exercendo exatamente esta faceta que tanto amo nele: o drama.

O primeiro deles foi Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Por incrível que pareça, a cinéfila aqui ainda não havia assitido a esse filme. Não me perguntem por quê. Nada em especial! Foi apenas um daqueles casos em que o filme e eu simplesmente não nos encontramos nas salas de projeção da vida. O que achei?! Amei! Tudo! A direção de Michel Gondry é espetacular! E o fato dele conseguir todos aqueles efeitos sem quase recorrer a pós-produção digital me deixou alucinada! Ele usa apenas de iluminação, de ângulos inusitados, de perspectiva exagerada e de muita... muita criatividade! Vc tem que valorizar um cara assim. Outra coisa... o que são as atuações de Jim Carrey e Kate Winslet, gente?!? Parece que eles trocaram de corpos!!! Ofuscaram totalmente Mark Ruffalo, Kirsten Dunst e Elijah Wood! Bom... só pra constar, vi o filme 3 vezes... seguidas!

O segundo foi mais um re-view de um filme que está na minha listas de "Vejo e Re-vejo Sempre": Cine Majestic. Ah... esse é um filminho, do tipo Sessão da Tarde, adorável!! A atuação de Carrey é tão doce... tão convicente... que vc não diz que ele é o mesmo cara idiota de Ace Ventura!

Last, but not least... ontem assiti a Número 23. Tenho que confessar: o final é meio morno. Ops! Sorry! Mas novamente Carrey surpreende na atuação dramática. Aliás não só ele. A insossa da Virginia Madsen também. Gentem... o que é aquela cena de sexo dos pseudo-alter-egos deles, ein?! Jesus! Sem falar na fotografia saturada e estourada que é a minha cara! E podem falar o que for de Joel Schumacher mas ele conseguiu tirar esse roteiro da cartola. E isso não seria pra qualquer um!

Bom... o que vejo em comum aqui - alem de todos tratarem de 'amnésia', de uma forma ou de outra - é um Carrey que teve que se conter horrores para dar conta desses papéis. Mas isso não comprometeu em nada seu desempenho. Aliás, até ajudou, uma vez que os próprios personagens têm um quê de contido... de perdido... de confuso... assim, meio que fora de seu lugar comum. Assim, com ele totalmente fora de seu elemento. É claro que nos três casos, aqui e alí, as rédeas escapolem, e você vê pequenas pinceladas de seu lado cômico. Fazer o quê, não?!? Bem ou mal, é a sua marca registrada.

Mas que eu gostaria de ser surpreendida por ele com mais frequência... ah, isso eu gostaria!!
.