BOLO DE BANANA E AVEIA... DIGO, NOZES!

Que eu sou a menina-do-dedo-estragado para bolo, isso é público e notório.

Mas eu tô começando a achar que, assim como os cabelos... a pele... o corpo... e outras coisas mudam com a idade, esta fama está para dar uma guinada tbm! E para melhor.

Semana passada Daddy me fez uma visitinha e, exagerado como ele só, me trouxe 'trocentas' bananas. Eu amo banana, mas com esse calorão todo não tem quem dê conta do tanto que o Filósofo Pai trouxe. Pelo menos não antes que elas estraguem! E para não perdê-las recorri à minha bíblia gastronômica.

Hum... e o que descolei lá foi uma receitinha 'trancham' de bolo de banana. Não era de 'lificador', mas era bem simples, com pouco açúcar e sem leite.

E getem... não é que o bolo além de lindo, ficou mutcho bom?!? Quanto ao 'lindo', taí a fota que não me deixa mentir. E quanto ao 'mutcho bom', pode perguntar para a boca-boa da Gigi! Rsrs...

Aí vai a receitinha. É facinha-facinha. Sim, porque eu arrisco... mas nem tanto!

Arrisca aí vc também!

INGREDIENTES
1 xic. Açúcar
1 xic. Margarina/ Manteiga
2 gemas
2 bananas amassadas
1 ptd. cravo em pó (esse foi por minha conta!)
1 clh. chá canela em pó
1 clh. chá gengibre em pó
2 xic. farinha de trigo
1 xic. nozes/ castanhas picadas grosseiramente
2 claras em neve
1 clh. sp. fermento em pó

PREPARO
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Unte, com manteiga, uma forma de bolo inglês e reserve. Bata as claras em neve e tbm reserve.

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até ficar um creme branquinho. Acrescente as gemas, uma da cada vez, e bata até o creme ficar clarinho de novo.

Acrescente as bananas, os temperos e (aos poucos) a farinha. Bata mais um pouquinho e deslique a batedeira.

Com um fouet, ou com uma colher de pau, misture as nozes e as claras em neve levemente, pra não perder o aerado. Por último acrescente o fermento.

Despeje a mistura na forma untada e leve ao forno. Asse por +/- 40min em forno médio-baixo. Ou até fazer o teste do palito e ele sair limpinho.


OBS.: 1. A receita original pede para misturar os ovos inteiros, mas como eu sou traumatizada com bolo solado, eu separei as claras e as bati em neve. Não custa nada, né?! 2. Como eu não tinha nem nozes, nem castanha, cloquei 1/2 xic. de aveia crocante. Não deixou nada a desejar! Pelo contrário!
.

1 Pitacos:

Anônimo disse...

Hum, será que eu me arrisco?