TOP 500! - UPDATE!


E saiu o especial da Emprie - revista inglesa de cinema - com os 500 melhores filmes de todos os tempos. A lista reflete o resultado de uma pesquisa que levou em conta as opiniões de 10.000 leitores, 150 especialistas de Hollywood e 50 críticos de arte.

Mas é claro que nem assim - tendo uma lista de 500 e não apenas 10 melhores - agradou-se a todo mundo. Nem Jesus Cristo conseguiu esta façanha!! Eu mesma não me conformei com algumas coisas.

Não vou falar de tudo, é muito filme! Rsrs.... Mas só de analisar alguns, aleatoriamente mesmo, vc já tem uma idéia. Até que concordo com muita coisa... mas outras não. Por exemplo:

Ainda bem que O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (78), Fica Comigo (70), Edward Mãos de Tesoura (66), O Iluminado (52), Contatos Imediatos (59), Cidadão Kane (28), Lista de Schindler (44), E o Vento Levou (31), Casablanca (18) e Taxi Driver (17) ficaram entre os 100 primeiros. Caso contrário, seria falha imperdoável!

Mas confesso que senti falta aí, neste primeiro pelotão, de O Segredo de Amelie Poulain (196), de O Gladiador (151), Seven (134), Mágico de Oz (172), Dança com Lobos (137) e a Ponte do Rio Kwai (163), de O Silêncio dos Inocentes (124). E isso, enquanto filmes como Magnólia (89), 007: Cassino Royale (56) e Donie Darko (53) deram as caras por lá, sabe-se lá porquê!.

Não que eu tenha algo contra os outros filmes (pelo contrário!), mas não me conformo, por exemplo, que Matrix (39) tenha perdido colocação para Fogo Contra Fogo (38), para O exterminado do Futuro 2 (35), para De Volta para o Futuro (23) e para Duro de Matar (29). Ou que Caçadores de Emoção (197) tenha desbancado Fargo (198), Bonequinha de Luxo (486), Cash (488) e Alta Fidelidade (466). Isso não entra na minha moviola... que dizer, caixola!

Agora, vamos às surpresas boas: Batman: O Cavaleiro das Sombras (15) está alí, ó... coladinho em 2001: uma Odisséia no Espaço (15); ET (47), Alien (33), Pulp Fiction (9) e Blade Runner (20) estão no primeiro pelotão! O cinema brasileiro foi (muito) bem representado com Cidade de Deus (177) e as animações também, com Tom e Jerry (434), A Bela e a Fera (436), Nemo (413) e Mogli (407).

Mas o que gostei de ver mesmo foi O Império Contra-Ataca (3) e os Caçadores da Arca Perdida (2) - os meus prediletos das duas sequências - entre os primeiros.

*** APIDEITE ***
Maxivanildo, meu amigo tbm cinéfilo, me lembrou da gafe imperdoável que cometi (tisc-tisc-tisc!) de não mencionar o pole position da lista!!! Gentem... como pude?! Sorry!!

Pois então... o melhor dos melhores foi O Poderoso Chefão, com atuação maestral de Marlon Brando. Ícone incontestável das telonas, Godfather é um filme que todos têm que ver, até mesmo para entender um tanto de outros filmes, que muitas das vezes não só o citam ou homenageiam, mas reproduzem muito de seu enredo ou linguagem. Aqui tenho que abrir um parênteses para uma confissão: eu digo isso porque por um bom tempo EUZINHA, Rubeolina, fiquei perdida em muitos outros filmes por nunca ter visto Godfather. Eu sei... eu sei... shame on me! Mas muita calma nesta hora! A situação já foi remediada. E só posso dizer o seguinte: ele merece a colocação e é um filme que vc não pode passar sem ver.

***

Bom, continuando depois do 'apideite'... daria para escrever um livro com minhas opiniões, mas eu vou ficar por aqui.

Mas enfim... gostei de ver que os filmes que mais gosto estão todos aí, não importa o ranking.

Que ver a lista? Clique aqui.

Já antecipando a polêmica eles disponibilizaram um fórum de discussão. Que reclamar? Dar pitaco? Manifestar sua indignação? Vá lá!

Bjs um tanto inconformados, de sua cine-olheira...

Rube

.

2 Pitacos:

Max Amaral. disse...

só faltou vc dizer quem foi o primeiro da lista...

Rubeolina E. F. disse...

Ai, meu SANTO HOLLYWOODIANO!
Não é que foi!!!!
Demoraí um cadim...
Deixa eu ir alí, rapidinho, ajeitar a caca!
Rsrs...
Xro...

P.S.: Sdds do6!