AINDA DAS FÉRIAS: MENU TOP 5

Sim... ainda quero falar das férias. Me aguentem só mais um cadinho, vai?!? É que é tanta coisa ainda por dividir e tão pouco tempo! Sem falar que cheguei de viagem (aquele caos báaasico!)... o trabalho está uma loucura só... minha geladeira morrrrreu... eu já caí de cara num curso intensivo de uma semana... e outras tantas coisitas para ajeitar!

Mas... vamos lá! Um dos personagens principais de nossas férias foi o maravilhoso menu de nosso roteiro. Cada lugar com sua particularidade, claro, mas também com deliciosas surpresas. Eu e a Filósofa-Irmã elegemos um unânime TOP 5 que passo aqui para vcs, e do qual vc não pode (nem deve) se esquivar caso um dia vá por aquelas paragens:


TOP 1 - Foi o primeiro do ranking e tbm o primeiro a ser degustado no day-one de nossa aventura, lá em Olinda. No OFICINA DO SABOR, Eu fui de Jerimum FrevoÉ com Camarão e Lagosta no molho de Maracujá (receitinha aqui, ó!), acompanhado de Arroz de Côco Queimado (receitinha aqui tbm!). A Filósofa-Irmã foi de lançamento do cardápio: Cordeiro ao Molho de Tamarindo, com Arroz de Castanhas e Milho e Purê de Banana da Terra. Para 'temperar' toda esta riqueza: vista impagável da cidade de Recife, companhia doce-doce e cervejinha véu-de-noiva. Ai... ui...


TOP 2 - Em segundo, mas alí coladinho à pole position, está a nossa escolha no Restaurante SOLIMAR (Barra do Cunhaú-RN). Repare no tamanho da posta deste peixe (do tamanho do prato ao fundo!)! Ela sozinha forrou o estômago meu, da Filósofa-Irmã e do Filósofo-Sobrinho (que come como gente grande, visse?!). O peixe é o tal do Meca, um peixe de alto mar (aqui no Brasil só e achado perto de Fernando de Noronha) e do qual nunca havíamos ouvido falar! A carne é super tenra, saborosíssima e sem espinho algum! No Solimar ela é assada na brasa, temperada com um molho secreto, que é feito pelo próprio dono. Para acompanhar: pé enterrado na areia, trilha sonora vinda direto daquele 'lagoão' bão de criar pato, caipiroska e vento gostoso nas orelhas! Quer mais o quê?!?


TOP 3 - Em Barra de Camaratuba é tudo muito rústico, mas tbm deliciosamente pitoresco. A começar pela comida. No vilarejo não tem restaurantes, mas nas areias que cercam o encontro do Rio Guajú com o mar tem um quiosquezinho que faz uma Moqueca de Peixe com Camarões divina! De comer de joelhos! Chegamos lá já no final da tarde, quase na hora do quiosque fechar. Mas valeu à pena! Desfrutamos deste manjar com um pôr-do-sol de tirar o fôlego ao fundo. Prazer em dose dupla!



TOP 4 - Nem só de comer fora vivemos nesta aventura. Na véspera de Natal fomos ceiar na casa de amigos da Filósofa-Irmã em João Pessoa mesmo. Para retribui convite tão generoso eu preparei um pernil assado, guarnecido com batatas e cebolitas. Não é porque fui eu quem fiz não, mas o danado ficou uma diliça!!! Bem temperadinho... macio e tenro... desfiando de molhadinho... Sucesso total! Yummy-yummy! Agora... Esse aí, vc não vai precisar ir lááá para a terrinha para degustar, não! É só me pedir com jeitinho que eu faço.



TOP 5 - Last but not least... Em Natal, recebemos visita das Filósofas-Tias, lá de Fortaleza. Mimos e mais mimos... dengos e mais dengos... e delícias feitas com coisas da terra. Pois então, este aí é um doce de caju, com a castanha do dito, casadinho com queijo de qualho. Doce na medida, azedinho na medida, croc-croc na medida. Sobremesa mais perfeita impossível!

5 Pitacos:

Talita Coelho disse...

Como é que vc tem a coragem de fazer isso comigo????? Nessa hora do dia morrendo de fome e me mostra essas comidinhas gostosas! Que maravilha! Tô quase lambendo o monitor!!!!!!!!!!!

Sora Soralina disse...

"Lambendo o monitor"!!!
Kakaka...
Vc é mesmo a prima mais amada e besta do mundo!
Kakaka...

Anônimo disse...

Que coisa feia!!
Isso é lá coisa que se mande pros amigos de além mar?
Total indecência e falta de respeito!

Só de birra vou comer sushi!

Hummm... não é a mesma coisa...

Sora Soralina disse...

Kakaka...
Só posso é rir!
Até mesmo pq Maxivanildo não faz outra coisa a não ser me fazer inveja com a neve!
Sdds do6 tudim!
LUV...

Anônimo disse...

Oi, Sora,

Adorei o Top 5 das receitas! Que vontade de voltar no Oficina do Sabor! É o melhor restaurante que já comi!!!!

Beijos da Mamãe Bia e do Pedrinho ou Isadora!