DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung é um evento mundial, realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung em 60 países, oficialmente, desde 1999. Na verdade o evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 em Kansas City, Missouri, quando o Clube de Tai Chi de lá realizou uma atividade integrando exibições e aulas de Tai Chi para um grande público. A coisa ganhou os jornais, e com isso ganhou também os EUA e depois o mundo.

Prefeitos de todo o mundo já definiram como oficial no calendário de suas cidades a realização do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung, incluindo: Buenos Aires, (Argentina), Austin (Texas), Osasco (Brasil), Cupertino (California), El Paso (Texas), Hastings (Nebraska), Pemberton and Willingboro (New Jersey), Patchogue & Rochester (New York), San Angelo (Texas), Scranton & York (Pennsylvania), St. Louis (Missouri), St. Augustine (Florida), Toledo (Ohio), Ashville (North Carolina), Suffolk County (New York) e Niterói-RJ (Brasil).

O objetivo deste esforço mundial é divulgar publicamente a prática Tradicional Chinesa, seus benefícios, integrar praticantes e dar referências que facilitem aos interessados encontrar instrutores de Tai Chi Chuan e de Chi Kung nos locais onde vivem.

O Brasil participa das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung desde o ano de 2000. Entre outros locais, a data já é comemorada há vários anos em Curitiba, Brasília, Ribeirão Preto e Niterói.

Aqui em Brasília o evento terá lugar na Praça da entrequadra da 104/105 norte, no último sábado de abril  (24\04), iniciando sua programção às 9h da manhã, com a prática do Lian Gong. Às 10h teremos a execução da sequência básica (Yang 24 movimentos). A idéia é de que neste momento criemos uma onda mundial de energia, com a execução desta sequência simultaneamente em 60 países (devido às diferenças de fusos horários), iniciando-se na Nova Zelândia, movendo-se para a Oceania, a Ásia, a África, a Europa, a América do Norte e América do Sul, concluindo com os eventos finais no Havaí, quase um dia após o início das comemorações na Nova Zelândia.

Além da 'onda' dos 24 movimentos, teremos aulas gratuitas, atividades variadas (Tai Chi Chuan e Chi Kung) e apresentações de vários grupos praticantes da cidade.

Este ano, na oitava edição brasiliense, o evento faz parte da programação oficial dos 50 Anos de Brasília e contará com presenças ilustres como a de Bill Douglas e Angela Wong, fundadores do Dia Mundial do Tai Chi Chuan.

Fica aqui o convite! Eu com certeza vou estar lá, participando de desta grande 'onda'!

Fonte de dados: Wikipedia

2 Pitacos:

Max disse...

vam'lá:
respira, estica o bracinho, põe o pezinho ali, faz cara de caratê kid...

tá indo bem...

Clara disse...

Eu AMO TCC!! Equilíbrio mental, físico e espiritual!! Tudo de bom!!