FILETEADO PORTEÑO

O trabalho e a correria têm me afastado um pouco da fotografia. Tenho fotografado bem menos do que gostaria. E isto já estava me dando comichão. Rsrs... Entretanto, as férias e a viagem para BsAs me deram de presente o tempo, a tranquilidade e a oportunidade perfeita para levar minhas câmeras para passear. Palermo, em especial, foi uma fonte inspiradora inesgotável. E cliquei muito, vcs terão oportunidade de ver algo depois.

Mas durante toda a viagem, uma das coisas que mais me prendeu os olhos nas ruas de BsAs foi o Fileteado Porteño. O fileteado é uma arte decorativa popular que nasceu na Buenos Aires do início do século 20. Teve sua origem nas fábricas de carroças, onde os primeiros professores desenvolveram esta arte, inicialmente, para decorá-las. Seus traços são de uma delicadeza e de um colorido tão atraente, que não há como vc não parar para apreciar. A história do fileteado não é lá bem documentada, mas o pouco que se sabe, resgatado de comentários aqui e ali, indica que os primeiros mestres eram, em sua maioria, imigrantes italianos. Deve ser por esta influência europeia que esta arte me remete à arte das iluminuras medievais.

Inicialmente, os primeiros fileteados eram constituídos basicamente de traços decorativos simples, mas evoluíram velozmente com o tempo, chegando à complexidade delicada de detalhes que vemos hoje. Esta evolução acompanhou também a base onde o fileteado era pintado, indo das carroças do início do século passado, aos ônibus que trafegam as ruas de BsAs hj, no novo milênio.

Ganhando, com o tempo, o status de arte-símbolo da cidade portenha, o fileteado está em todo lugar, nas identificações das ruas... das lojas e restaurantes... das casas... Não tem como nosso olhar não se prender a seus arabescos delicados e seu rico colorido. Me encantó, mucho!



Fotos by Me.
Informações extraídas do livro
'Fileteado Porteño',
que comprei na viagem .
O autor, Alfredo Genovese, é um dos
mais famosos artistas do fileteado argentino da atualiade.
Ed. Porteñas, 2007.