QUANDO MENOS É MAIS

Vc não precisa vender um rim e gastar os tubos para montar "A" festa, animada, pheeeena e que vai deixar seus convidados lembrando dela (no melhor dos sentidos) por um bom tempo. Tisc, tisc, tisc... Não messss! Sério! As palavras de ordem que imperam nestas horas são criatividade + bom-gosto. E isso vale para TUDO. Decoração... agitos... cardápio... etc. Já dizia a Cris, esta Rainha e estas Rainhas tbm.

Nas férias ajudei uma amiga com uma festa que ela fez para juntar queridos de plantão. A decoração foi feita basicamente com balões e TNT, na paleta P&B, bem básico, bem clássico. Simples assim!


No buffet, belisquetes variados que puderam ser feitos por ela mesma durante a semana. Mas por incrível que pareça, foram os mais simples de se fazer que fizeram mais sucesso, diga-se de passagem. Um deles foram os espetinhos napolitanos com tomate cereja, queijo fresco e manjericão, confortavelmente acomodados numa caminha de sal grosso. Para dar um charme a mais, usamos palitos de dentes japoneses, que tem uma das pontas delicadamente esculpidas e podem ser achados em qualquer loja de produtos orientais.

O outro foi um caviar. Aí vc grita: "Caviar sem gastar os tubos?!? No way!" Calma! É que este não é um caviar qualquer (se é que isso existe!). É mais gostoso que caviar normal (os 'amantes' da cousa que me perdoem, mas... ARGH!) e bem parecido! Rsrsrs... Pois é... nós servimos um caviar 'veggie'. Sim... veggie de 'vegetariano', pois é feito com... tcharaaaaam: sagu! Isso mesmo. Receitinha besta do chef Claude Trogois e repassada para nós por nossas salva-vidas, amigas do Rainhas do Lar.


Aqui vai, de bandeja para vocês, a receitinha. Testada e pra lá de aprovada:

CAVIAR VEGGIE
Para 30 pessoas (aproximadamente)

500 gr de sagu (reeeende que é uma beleza!)
1/2 litro de molho de soja
sal (se preciso)
tabasco a gosto
azeite a gosto
01 limão

Ferver 2 litros de água e colocar 500gr de sagu para cozinhar, em pequena ebulição, até ele ficar transparente e cozido. O tempo varia. É bom deixar o fogo baixinho e ir mexendo e completantdo com água quente, se preciso. Migaminha ferveu por uma hora, deixou descansar até esfriar, trocou a água e ferveu por mais uma hora. Sempre vigiando o ponto para não ficar mole demais. Peneirar e lavar bem o sagu em água corrente, para retirar toda a fécula. Colocar numa vasilha de inox, cobrir com 1/2 litro de molho de soja e deixar na geladeira durante 24 horas. O molho de soja vai se incorporar ao sagu, formando bolinhas pretas e salgadas, parecidas com caviar. Depois, é só corrigir o sal e temperar com tabasco, azeite (para dar brilho), limão e, se necessário, uma pitadinha de açúcar.

Dicas: Enquanto o sagu não estiver transparente ele ainda está com alguma parte de seu núcleo dura. Tente colocá-lo de molho antes de ferver. Pode ser que ajude a reduzir o tempo de cozimento.

Apresentação é tudo! Capriche! Ele pode ser servido com torradinhas de mini pão sírio, com barquetes pré-assadas, com gotas de limão sobre carpaccio, com salmão tártaro, numa sopa fria (ou quente) ou até mesmo dentro de uma latinha de caviar, só para impressionar.
Sucesso absoluto!

2 Pitacos:

Thaty disse...

Ótimo, adorei! Já sei quem vai ajudar na organização do chá de bebê da Alice! kkkkkk

Beijocas!

Sora Soralina disse...

Ih, amiga... tenho uma idéias lindas pra cha de bebê!!!
Depois te conto!
Sdds...