COZINHANDO NA ILHA DE CARAS


Que eu adoro cozinhar, isso já não é novidade há muito tempo. Eu até já tentei explicar um pouco desta minha relação com a comida aqui. Cozinhar para os queridos (família e amigos), então?!?  Prazer puro!

Há muito tempo já havia feito a promessa de cozinhar especialmente para a turminha do trabalho, na casa de uma amiga muito querida. E a oportunidade surgiu recentemente.

Como ela havia voltado da terrinha com um suprimento de camarões respeitável, esta era a deixa para definirmos o tema do cardápio. E o desafio se instalou definitivamente quando eu me toquei de que teríamos coleguinhas vegetarianos no pedaço.

Mas a solução logo se fez presente, sem eu ter que pensar muito: a estrela do cardápio seria um bobó de camarão e sua versão veggie, o bobó de palmito. Para acompanhar: arroz branquinho mesmo - apenas perfumado com alecrim - e uma saladinha de kani desfiado com cebolas (receita aqui tbm depois). É lógico que para coroar tudo isso, houve boa bebida (hum... champs rosé!), cenário de 'Ilha de Caras' e o ingrediente principal: excelente companhia. Precisava de algo mais? 'Oblóvio' que não!


Eu, particularmente, fiquei muito feliz com o resultado e, de acordo com os convivas de plantão, parece que estava tudo do agrado. Eu agradeço humildemente todos os gentis elogios. Thanks guys!

Então, divido aqui com vcs o bem sucedido modus operandi do(s) bobó(s), receitinha herdada (em vida!) de minha Tia Gláucia:
BOBÓ DE CAMARÃO DA D. GLÁUCIA
2 kg camarões graúdos (descascados e limpo)
1 kg de mandioca (cozida e processada, ou espremida, ou amassada no garfo mesmo. Nunca use o liquidificador pois vc pode queimar o motor!)
3 vidros de leite de côco
3 vidros de leite de vaca (aproximadamente)
1 kg tomates maduros (bem picadinhos)
2 cebolas grandes (bem picadinhas)
1 xic de cheiro verde (bem picadinho)
2 limões
I clh sp colorau
Sal
Pimenta
Azeite / Azeite de dendê


Tempere os camarões com o suco dos limões e com uma colher de sobremesa rasa de sal. Só e somente só. Em minha família não se usa alho em quase nenhum fruto do mar (raríssimas exceções). Aqueça uma panela grande e funda (aqui usei uma daquelas de barro), deite um generooooso fio de azeite, descarte o caldo do tempero dos camarões e vá colocando eles na panela devagar. Não se assuste! Eles vão soltar água para caramba! E é nessa água que eles vão cozinhar. Ela é a conta exata de deixá-los no ponto certo. Aliás, este é o segredo do camarão macio (e não borrachudo!): nunca coloque água nele! Abaixe o fogo e vá mexendo. Quando ele secar, deite um fio (este não deve ser generoso!) de azeite de dendê, salpique o colorau e dê uma mexida ligeira. Acrescente as cebolas e mexa até elas ficarem transparentes. Acrescente os tomates e mexa até começarem a desmanchar.

Abre parêntesis... (Até aqui vc pode fazer na véspera!) Fecha parêntesis...

Acrescente a mandioca amassada às colheradas e vá incorporando cada uma delas, delicadamente,  antes de acrescentar a próxima. Tem gente que usa de um engrossado de farinha-de-trigo nesta etapa, outros já usam de miolo de pão-de-forma demolhado. A receita da minha tia é com o purê de mandioca. Eu acho muito mais saboroso e sua liga resulta numa consistência bem cremosa que me agrada muito mais. Acrescente o leite de côco, e vá acertando o ponto com o leite de vaca aos poucos até chegar à consistência certa, que é a de um purê de batata um cadinho menos firme. Nada de mingau ralo, pelamordeDeus! Agora é só acertar o sal, apimentar ao gosto (se do gosto, claro!), incorporar o cheiro verde e servir quentinho e com arroz branquinho.

Para a versão veggie, basta vc substituir o camarão por dois vidros grandes de palmitos lavados, escorridos e cortados como meia-lua (meia rodela grossa). Uma vez que ele já está cozido vai tudo mais rápido e a ordem da execução da primeira parte (antes da mandioca) tbm muda um pouquinho, ficando assim a sequência: azeite, cebola, palmito, dendê, tomate. Da mandioca em diante é tudo igual. Mais simples, impossível!
E como dizia minha Vó Carolina... O cumê tá na mesa!!!

2 Pitacos:

Eu sou Lulu disse...

Eu comi, repeti e já tô com vontade de cumê maisssssssss...Parabéns minha Chef preferida...

Su disse...

Hum... Fiquei com vontade de comer mais, e mais, e mais um pouco! Estava sensacional!
Valeu, Sora!
Beijos