UMMMMMAMI !!



Acreditam que no domingo passado ainda me vi às voltas com arrumação e descarte de coisinhas acumuladas? Pois é... E o tempo urgiu, rugiu e voou! Com isso tive que produzir esta massinha rápida e rasteira aí para o almoço, pois queria terminar tudo antes do happy hour domingueiro de praxe (Nespresso + cinema).

Aí... qual não foi minha (literal) deliciosa surpresa ao dar a primeira garfada num pratinho tão simples e desprentecioso como este aí?! Na mesma hora me explodiu na mente: Umami!!!

Não, não e "Yummy"! Bom... se bem que tem tudo a ver. Rsrsrs... É Umami, que significa "delicioso" em japonês, mas também está estreitamente relacionado ao "fator hummmm", aquele que surge lá do âmago de nosso ser, trazido pelo sentimento prazeroso que nos vem à mente assim que saboreamos algo... aquela sensação de perfeição que muita das vezes no faz literalmente gemer ao provar uma determinada comidinha.

Já considerado como o "quinto sabor" [doce, salgado, azedo, amargo e Umami], o Umami foi descoberto em 1908 pelo japonês Kikunae Ikeda [Universidade Imperial de Tóquio]. E  apesar desta posição ser  internacionalmente reconhecida desde a década de 80, o Umami só começou a cair nas graças ocidentais depois de estudos feitos por um restauranteur de renome e um químico de uma universidade americana, no finzinho da década de 90.

O gosto do Umami está relacionado diretamente à reação de nossas papilas gustativas a aminoácidos, como por exemplo o ácido glutâmico [o mais conhecido]. Sutil e até mesmo difícil de ser detectado, é muito mais fácil de notarmos sua ausência do que sua presença.

Alguns alimentos que são ricos em Umami são: ovos, queijos [principalmente os mais fortes como o parmesão], peixes [sardinha], frutos do mar, caviar, alguns frutos e vegetais [tomate e abobrinhas], carnes, tubérculos [batatas], cogumelos, leveduras [vinhos e saquê] e até mesmo o leite materno. Alguns temperos, inclusive, tentam reproduzir o Umami ao serem acrescentados aos alimentos que não o possuem. Um exemplo famoso é o glutamato monossódico, mais conhecido como Ajinomoto. Que, aliás, nem é considerado pelo fabricante como tempero, mas sim como um "realçador de sabor".

Febre do momento no meio gourmet, usar ingredientes com Umami e viajar na pesquisa de pratos que os combinem à perfeição tem sido o desafio dos grandes chefs.

Dois exemplos de nossa comidinha, simples e práticos, de uma combinação perfeita de ingredientes com Umami são a massa que eu fiz [Spaghetti + molho tomate + filetes de carne + parmesão], e o Cuscuz Paulista [milho + sardinha + ovo + tomate]. Duas receitas que, praticamente, só têm ingredientes com Umami.

Quer saber mais? Acesse o site da Ajinomoto ou o site do Umami Information Center [em inglês ou japonês, apenas].

E finalizando eu pergunto: E aí, você consegue captar o UMAMI dos alimentos? Tem algum prato que vc A-M-A que tem muito Umamai? E comidinha que vc faz, tem UMAMI?

3 Pitacos:

Su disse...

Hummm... Nhami-umami!!

Denize disse...

vou chamar minhas banhas e gorduritas de UMAMI. haja UMAMI nessa vida amiga!

Sora Soralina disse...

Aff! Nem me fale! Nem me fale! Mas ó... chama sim, amiga! Afinal, tem que se delicie, né não?! ;-)