SANGRIA

Photo by Sendi Moraes, from Revista ÉPOCA

Na revista ÉPOCA da semana passada pintou uma matéria falando de como a sangria está despontando na cena do verão brasileiro em bares e restaurantes.  Bebida refrescante de origem espanhola, ela sempre foi item obrigatório das cartas de restaurantes  'hispanos'. Só que agora tem ganhado lugar de destaque também em cardápios de bistrôs e outros restaurantes contemporâneos (inclusive indianos!), com receitas variadas que ganham até flores comestíveis.

Isso me remeteu ao sucesso da sangria que faço (já há duas edições) na festa de Ano-Novo, lá na casa do Filósofo-Pai. E realmente... ela é uma bebida simples de fazer, que é leve, refrescante e com uma cara de 'festa' incontestável, pois seu visual - não importa se apresentado em poncheiras, jarras ou outros recipientes (da última vez usamos um filtro de vidro transparente) - contribui para a decoração de qualquer  mesa.

Espia só como é fácil...
SANGRIA SORALINA
2 garrafas de vinho tinto demi-sec
1 garrafa de espumante do tipo moscatel
1 garrafa (2l) de soda diet
1 maçã vermelha
1 maçã verde
1 xic de uvas sem semente cortadas ao meio
1 carambola fatiada finamente
1 laranja cortada em rodelas finas (tire as sementes)
2 paus de canela
3 estrelas de anis ou 10 sementes de cardamomo (opte por uma, pois ambas têm aromas e sabores muito marcantes)
5 cravos
300 ml de água
gelo

Deixe para fazer a mistura já no momento de servir. 

Repararam que minha receita não tem açúcar? Não, eu não esqueci. É que as frutas, o moscatel e a soda são o suficiente para dar o tom doce desta sangria, pode acreditar!

Com antecedência:
- Coloque todas as bebidas para gelar. Aprendi recentemente, por exemplo, que a gente pode pôr o espumante no congelador sem medo de que ele congele ou exploda! 
- Pique as frutas com carinho, mas lembre-se de espremer um limão sobre a maçã e a carambola para evitar que elas escureçam.  
- Em uma panela, coloque a água e as especiarías. Deixe ferver por 5 minutos e reserve este 'chá' (sem coar!)na geladeira até a hora de fazer a mistura.

Já pertinho da hora de servir, misture o chá de especiarias com todos os outros ingredientes. O gelo é a gosto, mas com as bebidas já bem geladinhas, você não precisará de muito. E é melhor ir colocando aos poucos, à medida que for esquentando, para não deixar a mistura muito aguada.
Esta receita serve aproximadamente umas 20 pessoas. Agora, você pode fazer variações sobre a base das bebidas... A dica das flores comestíveis, folhas de hortelã e de manjericão, por exemplo, é bem legal, e você também pode usar outras frutas de sua preferência (morango, pêssego, cereja, kiwi, lima-da-pérsia, bolinhas de melão e melancia...). O chá de especiarias pode ser incrementado com capim-santo, maracujá ou com cascas de abacaxi. Já a  'cor' de sua sangria também pode ser outra, que não a do vinho tinto, para isso substitua-o pelo branco ou pelo rosé. Mas, please... escolha sempre vinhos bons, e de preferência da mesma casa, para que sua sangria não se transforme numa bomba etílica!

No mais... ¡salud!



2 Pitacos:

Glau disse...

Êta mulé "bem dotada"! hehehe...
Chega eu senti o gostinho da bebida aqui em casa... rs...
Vou deixar de fora só o anis pq vc já sabe que me dá ziguezeira esse trem...
bjos

Sora Soralina disse...

Amigola...
Vc é demais! Rsrs...
E essa receita surgiu no chute mesmo e ficou boa dum tanto!!! Vc não tem loção... Inventa aí vc tbm que eu tenho certeza que vai sair coisa boa!

Olha, se vc não gosta do aniz, usa o cardamomo, que dá um prefume delicioso!

Xro...