CURINGAS DA GELADEIRA

Que eu gosto de cozinhar, isso não é novidade. Que eu não tenho problema algum em cozinhar e montar mesa completa só para mim, tão pouco. Mas para facilitar esses momentos bons meu-comigo-mesma eu tenho lá meus pequenos truques. É claro que fazer tudo do zero, com calma, 'planejadamente', com ingredientes fresquinhos seria o ideal... o perfeito. Mas nem sempre a vontade súbita, a pressão e a correria do dia a dia nos permite isso. E entre abrir mão desses momentos 'comer-bem' e abrir mão, aqui e ali, de alguns ingredientes fresquinhos, prefiro sacrificar o segundo.

Eis alguns truques que sempre tenho na manga:
  • Queijo minas ralado congelado – nunca se sabe qdo vamos precisar fazer aquela broa de fubázaz-traz-tran-chan para receber uma visita inesperada. Congele em uma embalagem sem apertá-lo, assim ele fica solto para vc tirar a quantidade que precisa.
  • Manjericão congelado – o fresco é sem dúvida melhor, mas achar um maço no jeito e não deixá-lo estragar, sendo eu uma única pessoa em casa é sempre difícil. Quando acho um maço bonito, eu compro, lavo, separo todas as folhinhas dos talos, seco bem e congelo. Daí, é ir direto pra panela! Não tem erro! E é bem melhor que o desidratado!
  • Tomate seco desidratado – sempre que minha amiga Glau vai a Sampa, peço a ela para trazer um pacotão do Mercado Municipal. Depois de alguns minutos submersos em água no microondas ele vira um curingão! Sai um patezinho... sai uma salada mais colorida... sai um spaghetti ao alho e óleo mais sofisticado... sai um risoto (com o manjericão!)... sem falar que dura mais e é bem melhor (e mais barato) que aquele que vem nadando em óleo!
  • Porções de arroz congelado – desse aí não preciso nem falar, né? E sim... é claro que feitinho na hora é mil vezes melhor! Mas este, não quebra um galho, quebra uma árvore!! Vai por mim! Congele porções de uma 'caneca'. É perfeito!
  • Mostarda Hemmer em grãos – amo de paixão! É outro curinga tbm. É ultra-super-light... dura na geladeira que é uma beleza... tira o tédio de qualquer sanduba frio... tbm vira um patezinho num piscar de olhos... e muda o sabor de qualquer carne num segundo!
  • Filé Mignon e de frango congelados – fico sempre de olho nas promoções. O de frango lavo, limpo, e tempero - o frango demora a pegar tempero e congelá-lo já temperado ajuda no processo. O Mignon apenas lavo e limpo – este já pega tempero rapidinho, basta salpicar sal e pimenta de cada lado do medalhão, congelado mesmo, alguns minutinhos antes de ir para a frigideira. Depois disso trato os dois do mesmo jeito: coloco os filés (frango) e o medalhões (mignon) separadinhos numa assadeira forrada com um plástico e ponho no congelador. Só depois de congelados separadamente, um a um, é que retiro eles da assadeira e coloco em um pote, desses de sorvete mesmo. Assim eles vão ficar individuais e podem ir direto para a frigideira, sem precisar descongelar tudo. As pontinhas que não chegam a ser um filé/medalhão, pico bem picadinhas e coloco em um saquinho, para a qualquer hora virarem um delicioso strogonoff.
Ontem, na correria da arrumação da casa e das coisas para a chegada da Filósofa-Irmã, produzi um almocinho supimpa, sem perder mais do que 20 minutinhos do meu precioso dia de folga:

FALSO-RISOTO ITALIANO COM MEDALHÕES DE FILÉ MIGNON NA MOSTARDA: coloquei uma xícara de água na panela, piquei alguns tomates desidratados e fervi. Quando estava no ponto, e ainda com água, coloquei uma porção de arroz (congelado mesmo), baixei bem o fogo e tampei por 2 mim. Enquanto isso, peguei dois medalhões de filé (congelados!), salpiquei dos dois lados com flor-de-sal, pimenta moída na hora e pincelei com mostarda em grão. Voltei para o arroz: coloquei uma colher generosa de requeijão Danúbio Zero para fazer o creminho do risoto, e finalizei com uma mão cheia de manjericão (congelado!). Reservei na panela de inox mesmo (ela mantém o calor que é uma beleza!), só o tempo de grelhar os filés. Liguei a frigideira, coloquei a pontinha de colher de manteiga e salteei os filés dos dois lados, rapidinho para não perder os sumos. Abri uma garrafa de vinho tinto - outra coisa que tbm sempre tenho em casa - e voilá! Simples assim... bom assim!

E os seus curingas de geladeira/dispensa? Quais são?

13 Pitacos:

Anônimo disse...

Que comidinha deliciosa. O prato esta lindo! Deu água na boca!!!
Beijos
Fabi e Isadora

Anônimo disse...

Na geladeira dos Momôs não pode faltar:

- Chapingnon
- Alcaparras
- Chantilly
- Vinho
- Queijo e presunto!

Muito legal seu blog! Beijos!

Sora Soralina disse...

E tava bom mesmo, Mamãe Fabi!
Qdo a Isadora chegar, vou aí fazer sopa 'gourmet' pra ela!

Sora Soralina disse...

Hum, Lú...
Tá basicona, mas bem servida esta sua geladeira, viu?

Xro...

Anônimo disse...

Os curingas da Sora são bem saudáveis, né?

Seguem os lá de casa...

- Bacon (meu marido é dependente, coitado...);
- Massa de flocão já preparada (fica num pote na geladeira. A cuscuzeira que a Sora nos deu vive funcionando!! É uma beleza quando não temos pão em casa!);
- Carne moída congelada em porções (maridão prepara uns hambúrgueres pra gente! Hummmm);
- Cenoura orgânica (uma beleza pra ficar mastigando e enganando as lombrigas);
- Pão de fôrma congelado;
- Cream cheese (não vivemos sem!);
- Cebolas (elas vão bem com tudo, não faltam lá em casa).

Também adotamos o manjericão congelado, dica da Sora, e adaptamos para sálvia e hortelã (esta fica meio preta, mas o sabor é muito bom).

Fora isso, sempre tem linguiça congelada para o maridón assar em dia de jogo, alguma carne para um almocinho bacana num fim de semana e pão de queijo congelado (amamos comer pão de queijo com mel e pimenta moída... Hummmm).

Saindo do departamento de curingas, sempre tem uma comida baiana no congelador. Neste momento temos maniçoba, abará a vatapá!

Sora Soralina disse...

Nossa, Su!
Caprichados estes seus coringas, ein?
Rsrs...

Xro...

Anônimo disse...

Os da minha são:

- queijo parmesão pra ralar na hora
- bacon
- funghi seco
- vinho branco e tinto para cozinhar
- cebola/alho

E os temperos frescos direto da minha horta: majericão, salsinha, cebolinha, ceboullete, alecrim

bjs!

Sora Soralina disse...

Mara...
Não carecia de vc fazer inveja ni nois com as delícias de sua horta!
Ah... maldade!
Rsrs...

Xro!

Anônimo disse...

Adoro posts com dicas de comidinhas!!!
Os meus super ingredientes que podem virar algo incrível:
- alho porró seco
- queijo parmesão
- ovos
- creme de leite fresco
- arroz preto
- tomates
Logo em maio estarei em BSB. Mando detalhes.
Beijos!
Ca

Sora Soralina disse...

Ca,
Sua geladeira tá estilosa, ein amiga?!
Rsrs...
Dá para fazer muitas coisinhas!
Arroz negro é minha paixão recente.
Já colocou uma colher dele para refogar junto com o arroz normal?!?!
Fiz a experiência outro dia.
Experimente e me conte depois.
Dê notícias, ok?
Bjs...

Raquel disse...

Ei, por que tinha que ser ANTES deu chegar, hein?!?
Humpf, se não fosse pelo bolim de fubá e o danoninho caseiro, exigiria explicações!!!

Sora Soralina disse...

Oxi!
Oxi!
E a sopinha de lentilhas?
E o creme de feijão?
Isso, claro, sem falar no bolinho de fubá e no danoninho caseiro, como vc mesmo disse!
Tu tá reclamendo de barrigada pra lá de cheia...

Regina Martinez - SP disse...

Sou casada há quase 2 anos e acabei de ter uma bebê! Não dispenso comer bem, por isso, este post dos curingas, me ensinaram coisas práticas e necessárias! Adorei a dica de como os medahões e filés podem ficar separadinhos no congelador! Parabéns pelas deliciosas receitas!

Beijos