GLOBO DE OURO 2007 - CINE


Na quarta-feira passada saiu a lista dos indicados à corrida para o Globo de Ouro 2007.

Promovido pela Associação de Críticos Estrangeiros nos Estados Unidos, o G.O. é considerado uma prévia do Oscar e também premia as produções para a TV.

Nas categorias de CINEMA o filme BABEL, de Alejandro Gonzalez Iñárritu, sai na frente, com 7 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e uma dupla indicação para Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Bazarra & Rinko Kikuchi).

OS INFILTRADOS, de Martin Scorsese, vem na cola com 6 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e uma dupla indicação para Melhor Ator Coadjuvante (Mark Wahlberg & Jack Nicholson).

A surpresa desse ano é a dupla indicação de Leonado DiCaprio numa mesma categoria, a de Melhor Ator Dramático, uma por DIAMANTE DE SANGUE e outra por OS INFILTRADOS – onde rouba a cena de Jack Nicholson (leia meu comentário sobre a atuação surpreendente de DiCaprio aqui).

Além disso, a categoria de Melhor Filme Estrangeiro é outra que chama atenção. Nela concorrem VOLVER de Almodóvar, O LABIRINTO DO FAUNO de Dell Toro e (pasmem!) CARTAS DE IWO JIMA de Clint Eastwood e APOCALYPTO de Mel Gibson. Esses dois últimos concorrem nessa categoria apenas por serem falados em japonês e maia, respectivamente.

Outra surpresa é a indicação de Penélope Cruz, na categoria de Melhor Atriz Dramática. Não que sua atuação em VOLVER não esteja a altura de uma indicação, mas não é sempre que uma atriz de filme estrangeiro concorre nesta categoria (lembram de Fernanda Montenegro no G.O. de 1999?).

E isso apenas qdo falamos de DRAMA.

Se partirmos para a subdivisão COMÉDIA/MUSICAL os destaque são HAPPY FEET, PEQUENA MISS SUNSHINE, OBRIGADO POR FUMAR e BORAT (todos com 2 indicações) e O DIABO VESTE PRADA (com 3 indicações).

Agora... surpresa, surpresa mesmo é termos O CÓDIGO DA VINCI e PIRATAS DO CARIBE 2 - hits de bilheteria em 2006 - com apenas 1 indicação cada.

A entrega do GLOBO DE OURO 2007 vai ao ar, ao vivo, no dia 15 de janeiro.

Quer checar todas as indicações?? Clique aqui.
.